Campina Grande – Cine Capitólio


Imagem: Google Street View

O Cine Capitólio, em Campina Grande-PB, foi tombado por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Cine Capitólio
Loclaização: Praça Clementino Procópio, s/n – Campina Grande-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 20.905, de 11/02/2000

Descrição: Na sentença, o juiz Jander Teixeira lembrou que o Cine Capitólio foi palco de grandes eventos na sociedade campinense. Em razão de tais eventos, foi que houve o tombamento do prédio pelo Iphaep. “Verifica-se que o que ensejou o tombamento do aduzido imóvel não foi a arquitetura do prédio, que não tem nenhuma relevância artística representativa da época, mas em decorrência de seu valor cultural”, ressaltou.
Fonte: TJPB.

Descrição: Inaugurado em 1934, o Cine Theatro Capitólio, com capacidade para 850 pessoas, era um dos maiores e mais modernos equipamentos culturais do estado e da região.

Os desenhos e fotos da época comprovam ter sido um importante exemplar Art Déco da cidade, que juntamente com os outros edifícios da área central representam um acervo do estilo reconhecido nacionalmente. Desde a sua inauguração, o edifício sofreu diversas reformas que descaracterizaram consideravelmente sua configuração primitiva.

Restou do projeto original o espaço interno da platéia e sua “caixa” externa, porém com a subtração dos ornamentos da caixa cênica situada na face da Rua 13 de Maio. O edifício ganha elementos modernos na fachada norte.

A aquisição do edifício pelo poder público municipal se deu em meio a um processo de requalificação do centro realizado pelo mesmo, denominado Campina Déco. Este projeto, além da recuperação das fachadas dos edifícios Déco, contemplou a reforma dos passeios públicos, mobiliário urbano, sinalização e a realocação dos comércios para as denominadas ARCCAs (Área Comercial e Cultural ao Ar Livre), construídas em vazios urbanos do centro. O projeto previa a demolição do Capitólio para a implantação de ARCCA no local.

É neste momento (1999), que a demolição é impedida por medida judicial liminar movida pela Curadoria do Patrimônio Público, Cultural, Estético e Paisagístico e dos Direitos Humanos da comarca de Campina Grande. No mesmo ano, o imóvel é cadastrado pelo IPHAEP a pedido da Associação dos docentes da UFPB. O tombamento se dá por decreto estadual em 11/02/2000. Destaca-se que o texto do tombamento não faz nenhuma menção às características artísticas materiais do edifício. Todos os argumentos são do campo dos valores históricos.

É importante salientar que o tombamento do Capitólio é anterior à delimitação, também pelo governo estadual, da poligonal denominada de Centro Histórico, no ano de 2003, onde o edifício em questão está inserido.

Durante muitos anos fechado, o imóvel vem enfrentando um contínuo e acelerado processo de deterioração por falta de uso e manutenção. Destacamos que a responsabilidade pelo zelo e manutenção dos imóveis urbanos é do proprietário, no caso a Prefeitura Municipal de Campina Grande.
Fonte: IAB-PB.

Histórico do município: Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como principal polo tecnológico da América Latina segundo a revista americana Newsweek, foi fundada em 1 de Dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. Pertence à Região Geográfica Imediata de Campina Grande e à Região Geográfica Intermediária de Campina Grande. De acordo com estimativas de 2017, sua população é de 410 332 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, e sua região metropolitana, formada por dezenove municípios, possui uma população estimada em 638 017 habitantes.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.