Campina Grande – Estação Ferroviária de Galante


Imagem: Google Street View

A Estação Ferroviária de Galante, em Campina Grande-PB, foi tombada por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Estação Ferroviária de Galante
Localização: Galante – Campina Grande-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 22.082 , de 03/08/2001

Descrição: Galante conta com uma estação de trem que foi inaugurada em 1907, no mesmo dia em que foi inaugurada a de Campina Grande. Conta-se que o trem deu uma parada rápida na recém-inaugurada estação de Galante antes de chegar ao seu destino final para alguns reparos em uma das locomotivas; com o tempo, a linha de transporte de passageiros foi desativada, com o fim do transporte de passageiros, a estação estava sendo usada apenas como parada para reparos dos trens e como local de garagem para pequenos veículos usados no transporte de trabalhadores, com isso os trens ferroviários que passavam no distrito eram exclusivos para o transporte de cargas até 1997, quando a estação foi desativada.
Fonte: Antônio Farias Tavares.

Histórico do município: Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como principal polo tecnológico da América Latina segundo a revista americana Newsweek, foi fundada em 1 de Dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. Pertence à Região Geográfica Imediata de Campina Grande e à Região Geográfica Intermediária de Campina Grande. De acordo com estimativas de 2017, sua população é de 410 332 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, e sua região metropolitana, formada por dezenove municípios, possui uma população estimada em 638 017 habitantes.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Antônio Farias Tavares
Estações ferroviárias


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.