Campinas – Colégio Culto à Ciência


Imagem: Condephaat

O Colégio Culto à Ciência, em Campinas-SP, foi tombado por sua importância cultural.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: 
Colégio Culto à Ciência
Localização:
R. Culto à Ciência, nº 422 – Campinas-SP
Número do Processo: 22804/83
Resolução de Tombamento: Resolução 48, de 05/09/1988
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 06/09/1988, p. 14 e 15
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 283, p. 73, 08/06/1989

CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas
Nome atribuído:
Colégio Culto à Ciência e Colégio Técnico Bento Quirino
Número do Processo:
10/92
Resolução de Tombamento: Resolução nº 136, de 13/10/2015

Descrição: O projeto, de 1873, foi elaborado pelo engenheiro e empreiteiro Guilherme Krug. O Colégio, inaugurado em 12 de outubro de 1874, foi constituído através de uma associação civil sem fins lucrativos. Inicialmente a escola possuía um único bloco em dois pavimentos, com 4 salas de aula, ambientes administrativos, sanitários e biblioteca, sendo ampliado a partir de 1895 após a dissolução da associação que a mantinha, transformando-se em Ginásio de Campinas. Sua inauguração oficial ocorreu em julho de 1897, tendo sido o primeiro instituto oficial de ensino secundário de Campinas e o segundo do Estado.

Vários blocos foram sendo construídos em épocas distintas, para atender as necessidades da escola. Atualmente a edificação possui 5.800,00 m² de área construída.
Fonte: Secretaria de Turismo/PMC.

Descrição: Campos Sales, Francisco Glicério, Américo Brasiliense, Prudente de Moraes e outros membros da Sociedade Culto à Ciência, republicanos e positivistas, idealizaram, em 1869, edificar uma escola dirigida a todas as classes sociais, sem visar lucro algum. A escola, fruto de iniciativa particular, foi construída em uma chácara adquirida do tenente Antônio Rodrigues de Almeida, situada na antiga Rua Alegre. O projeto da escola, de 1873, foi elaborado pelo engenheiro e empreiteiro Guilherme Krug que introduziu no edifício, de planta retangular com dois pavimentos,  aspectos da arquitetura européia, como por exemplo, as janelas de mansardas e o tijolo à vista. O Colégio Culto à Ciência sobreviveu graças às doações da sociedade campineira e subvenções esporádicas do governo. Em 1894, foi absorvido pela rede oficial de ensino e, no ano seguinte, ampliado e adequado à prática da nova política educacional.
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

CONJUNTO:
Campinas – Colégio Culto à Ciência
Campinas – Colégio Técnico da Unicamp

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.