Candeias – Engenho Freguesia


Imagem: Tatiana Azeviche

O Engenho Freguesia, em Candeias-BA, foi desapropriado, em 1968, pelo Governo Estadual para a instalação do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Engenho Freguesia: sobrado, fábrica de açúcar e Capela de Nossa Senhora da Piedade
Localização: Distrito de Matoim – Candeias-BA
Número do Processo: 322-T-1943
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 237, de 14/09/1944
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 304, de 14/09/1944
Uso Atual: Museu do Recôncavo Vanderley Pinho
Descrição: A Sesmaria, onde mais tarde surgiria o Engenho Freguesia, foi doada em 1560 a Sebastião Álvares. Nesta época, o engenho possuía grandes edifícios. Em 1624 foi incendiado pelos holandeses. A feição que a casa possui hoje é resultado das obras que aconteceram em 1760. Em 1900 o engenho deixa de moer e é desapropriado, em 1968, pelo Governo Estadual para a instalação do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, aberto ao público em 1971. A casa grande está implantada em uma encosta suave, em frente à casa existe um cais para atracação de saveiros, sendo este o único meio de acesso ao antigo engenho. Esta casa-grande é um dos raros exemplares, conhecidos no país, de edifício residencial desenvolvido em torno de dois pátios, com capela contígua – com porte de igreja matriz – e planta de corredores laterais e tribunas. A casa possui quatro pisos, sendo os dois primeiros parciais, devido a topografia. Sua planta desenvolve-se em partido de “T”, com quartos, salas e alcovas voltados para os pátios. Muito interessante é a cozinha da casa com coifas e chaminés de tipo alentejano. Sua fachada é marcada pela predominância de vazios, sendo as esquadrias do séc. XVIII e gradis de balcões do séc. XIX.
Observações: A Capela de Nossa Senhora da Piedade foi anteriormente denominada de Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Freguesia. O tombamento inclui todo o acervo da Capela, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

Descrição: Erguido no século XVI, à margem da Baía de Todos os Santos, em Candeias, o antigo Engenho Freguesia foi transformado no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho em 1971 devido ao seu valor histórico e a sua importância para a região do Recôncavo Baiano. Construído em terras doadas pelo então Governador-Geral do Brasil, Mem de Sá, o casarão foi alvo das invasões holandesas, em 1624, e vivenciou momentos de apogeu na produção de açúcar até a segunda metade do século XIX. Quando as leis abolicionistas passaram a vigorar no país, o engenho entrou em decadência e, em 1890, as moendas de cana-de-açúcar foram desativadas. Seu conjunto arquitetônico inclui casa-grande com 55 cômodos, fábrica e capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Freguesia. O acervo é composto das seguintes coleções: imaginária, mobiliário, paramentos, indumentária, desenho, pintura, cerâmica e fotografia, além de peças de tecnologia rural e industrial e instrumentos de suplício. José Wanderley de Araújo Pinho (1890-1967), que dá nome ao museu, foi proprietário do engenho e, como deputado federal, apresentou ao Congresso, em 1930, um projeto de lei de proteção dos bens móveis e imóveis de valor artístico e histórico que resultou na criação do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente, devido à realização de obras para recuperação física do seu conjunto arquitetônico, o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho está fechado para visitação.
Fonte: Ipac.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Azevedo, 2009
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Comentários

  1. Reinaldo Almeida |

    Sempre que posso visito o local, espero que as autoridades possam recupera-lo, este local tem um grande valor histórico e cultural.
    Uma pena que o Matoim não pôde resistir!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.