Caxias do Sul – Casa Saldanha


Imagem: Ricardo André Frantz

A Casa Saldanha, em Caxias do Sul-RS, abrigou a Livraria Saldanha, que funcionou entre 1918 e 1985 e que, aos poucos, virou um bazar com diversos produtos.

Prefeitura Municipal de Caxias do Sul-RS
DIPPAHC – Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural

Nome Atribuído: Casa Saldanha
Localização: Av. Júlio de Castilhos, n° 1944 – Centro – Quadra nº 0023, lote nº 001 – Caxias do Sul-RS
Resolução de Tombamento: Processo Administrativo n° 9.504/85
Lançamento no Livro do Tombo: 14 de abril de 1988, às fls. 004

Descrição: […] Livraria Saldanha, que marcou época na cidade a partir de 1918. […] estabelecimento fundado em 1918 e que encerrou as atividades em 1985. […]
“Eles começaram como livraria e depois foram agregando produtos, como chapéus, rádios, gramofones, virou um bazar. A Livraria Saldanha foi a responsável pelos primeiros saraus literários em Caxias do Sul, bailes temáticos e concursos fotográficos”, explica a contadora de histórias da Biblioteca Pública Municipal, Marta Troian Pulita.
A livraria funcionou no prédio localizado na esquina das ruas Visconde de Pelotas com Júlio de Castilhos. “O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal e manteve algumas características originais na parte superior. No alto ficam três musas: na esquerda, a Musa da Pintura, na direita a Musa da Música, e no centro, a Musa da Literatura, que em pé, lê para a cidade”, conta Marta. […]
A professora Maria Teresa Bassanesi, 60 anos, foi uma das visitantes da Festa da Uva que conheceu o estabelecimento na infância e que aprovou a criação do espaço nos Pavilhões. “Eu devia ter uns 6 ou 7 anos. Íamos escolher os presentes de Natal nas livrarias. A vitrine da Saldanha era toda enfeitada. Tinha um Papai Noel que se mexia e tinha luzes. Era uma atração. Saíamos para tomar sorvete e íamos escolher os presentes”, recordou a professora, enquanto olhava as fotos antigas da livraria no livro virtual.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *