Conceição do Mato Dentro – Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Iphan

A capela foi construída pelos escravos e pretos forros, os quais foram proibidos de entrar na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Outros Nomes: Igreja do Rosário
Localização: Conceição do Mato Dentro-MG
Número do Processo: 379-T-1948
Livro do Tombo Histórico: Inscr. Nº 253, de 16/11/1948
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 319, de 19/11/1948
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A capela de Nossa Senhora do Rosário deve sua origem à mais antiga irmandade de Conceição do Mato Dentro, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, constituída em 1723. A Igreja apresenta partido tradicional, composto de nave, capela-mor e sacristias laterais. A singularidade está no frontispício chanfrado, de aspecto poligonal, mas com chanfros em ligeira curvatura. A fachada, provavelmente do século XIX, é composta por porta encimada por óculo e torre única cobertura de telhas. Internamente, ostenta três retábulos de boa talha, executados em diferentes estilos. O altar dedicado a São Francisco de Assis talvez seja o mais antigo, suas grandes proporções sugerem tratar-se do primitivo altar-mor. O dedicado a São Sebastião, é de gosto rococó, ao passo que o altar-mor apresenta elementos estruturais com características do neoclassicismo. A pintura do forro da capela-mor de gosto rococó, datado de 1774, mostra na composição central, Nossa Senhora do Rosário e São Domingos.
Fonte: Iphan.

Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro-MG
Nome atribuído: Igreja do Rosário
Localização: Conceição do Mato Dentro-MG
Decreto de Tombamento:Resolução 003/2004

Descrição: A capela foi construída pelos escravos e pretos forros, os quais foram proibidos de entrar na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, após incidente durante a visita pastoral do bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei Antônio de Guadalupe, em 1727. As obras tiveram início em 28 de março de 1728, mas nada se sabe sobre a autoria de seu projeto. Foi inaugurada em 1730, ainda sem ornamentação. As obras de talha e de douramento foram contratadas em 1745, mas somente foram concluídas décadas depois. Foi restaurada em 1940, em 1954 e em 2003.
Está instalada num terreno relativamente plano, com frente voltada para o Norte, com vista para o vale do rio Santo Antônio e serras na direção do Itambé. Está de costas para a região mais central e adensada do núcleo urbano, um pouco elevada do solo, com degraus e passeio. Tem estilo colonial, com estrutura autônoma de madeira e vedações em adobe e pau-a-pique. Apresenta torre dianteira central e chanfros laterais, em ângulo, diferenciando-se bastante do modelo tradicional. Tem porta principal em folhas almofadadas e com bandeira almofadada fixa, encimada por óculo de linhas curvas e torre. Tem decoração interna com lambrequins e um conjunto de talhas em rococó e neoclássica nos altares. Tem piso em madeira, e forro em madeira em abóbada pintado na capela-mor e sem pintura na nave.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.