Cuiabá – Cadeia Pública


Imagem: Google Street View

A construção da Cadeia Pública de Cuiabá-MT foi iniciada em 1859 e concluída em 1862. Alicerces em pedra canga , paredes de adobe e muro de taipa.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Cadeia Pública
Localização: R. Joaquim Murtinho, n° 1556 – Porto – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 55/83, de 9/1/1984

Descrição: O prédio da antiga Cadeia Pública de Cuiabá, atualmente, é a sede do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, localizado a Rua Joaquim Murtinho. Desde 1857, quando era presidente da Província Mato Grosso, o Sr. Joaquim Raimundo de Lamare, Chefe da Divisão da Marinha, preocupou-se com a construção de uma nova cadeia pública em Cuiabá, pois a antiga, situada onde hoje é a Praça da República, além de ser ainda dos tempos coloniais, não oferecia nenhuma segurança. No governo do Presidente da Província de Mato Grosso, Ten. Cel. Antonio Pedro de Alencastro pela Carta Imperial 13/06/1859, a obra foi iniciada. No governo do Presidente da Província Senador Herculano de Souza Ferreira Penna em 1862 a construção chegou ao seu término, os materiais empregados na construção dos alicerces são em pedra canga até cinco palmos acima do chão, com as paredes formadas de adobe e o muro continuado com taipa. Na entrada uma escada, ou paiol de pedra canga sendo as arestas dos degraus reforçadas e protegidas por capas de ferro e as cavidades enchidas com cimento artificial, o calçamento de pedras cangas e de pedra cristal. Funcionou como Cadeia Pública até 1975, quando foi transferida para o Presídio Central no Governo do Eng.º José Garcia Neto eleito indiretamente pela Assembléia Legislativa Estadual regra imposta pelo regime militar a todos os estados brasileiros.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Portaria de Tombamento Nº. 55/83 e publicada no D. O. 09/01/84
O prédio da antiga Cadeia Pública de Cuiabá, atualmente, é a sede do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, localizado a Rua Joaquim Murtinho nesta capital. Desde 1857, quando era presidente da Província Mato Grosso, o Sr. Joaquim Raimundo de Lamare, Chefe da Divisão da Marinha, preocupou-se com a construção de uma nova cadeia pública em Cuiabá, pois a antiga, situada onde hoje é a Praça da República, além de ser ainda dos tempos coloniais, não oferecia nenhuma segurança. No governo do Presidente da Província de Mato Grosso, Ten.Cel. Antonio Pedro de Alencastro, pela Carta Imperial 13/06/1859, a obra foi iniciada. No governo do Presidente da Província Senador Herculano de Souza Ferreira Penna, em 1862 a construção chegou ao seu término; os materiais empregados na construção dos alicerces são em pedra canga até cinco palmos acima do chão, com as paredes formadas de adobe e o muro continuado com taipa. Na entrada uma escada, ou paiol de pedra canga, sendo as arestas dos degraus reforçadas e protegidas por capas de ferro e as cavidades enchidas com cimento artificial; o calçamento de pedras cangas e de pedra cristal. Funcionou como Cadeia Pública até 1975, quando foi transferida para o Presídio Central no Governo do Eng.º José Garcia Neto, eleito indiretamente pela Assembléia Legislativa Estadual por regra imposta pelo regime militar a todos os estados brasileiros.
Fonte: Secult-MT.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Secult-MT


Comentários

  1. Se o poder público não tomar providências a tempo vai perder esse patrimônio histórico, hoje se encontra fechado e abandonado, tá servindo como depósito de inservíveis da SES

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.