Cuiabá – Igreja do Rosário e São Benedito


Imagem: Mateus Hidalgo

A Igreja do Rosário e São Benedito, na cidade de Cuiabá-MT, foi construída em 1723. Única das quatro primeiras construções de Cuiabá a resistir ao tempo.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com todo o seu recheio
Outros Nomes: Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Localização: Campo do Arnesto – Cuiabá-MT
Número do Processo: 553-A-T-1957
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 457, de 04/12/1975
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 523, de 04/12/1975

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Igreja do Rosário e São Benedito
Localização: Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 76/87, de 04/11/87

Descrição: A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi erguida no local conhecido como Campo do Arnesto, às margens do Córrego da Prainha, em torno do qual se originou a cidade de Cuiabá. Da atual Igreja do Rosário e São Benedito, a primeira referência documentada é também de Barboza de Sá, quando no ano de 1754 o padre José Ayres, por ocasião de sua retirada para Goiás, deixou afixada na porta a excomunhão a todos que o perseguiam. É provável que sua construção seja da década de 1730.
Na vista “Prospecto da Villa do Bom Jesus do Cuiabá” executada pela expedição de Alexandre Rodrigues Ferreira, em 1790, a Igreja do Rosário e São Benedito apresenta um aspecto típico de capela bandeirista em que a terminação da torre se dá com os esteios aparentes e coberta por um pequeno telhado em quatro águas, e uma única porta como abertura na fachada. No século XIX e início do século XX, ela já aparece em outros desenhos e registros fotográficos com a terminação da torre em uma cúpula de meia laranja e janelas rasgadas no coro.
Na década de 1920, foi-lhe acrescida uma postiça fachada neo-gótica com a construção de uma torre pontiaguda central rodeada de pequenas janelas em ogiva. Com o tombamento, o IPHAN, baseado em documentação iconográfica e prospecções arqueológicas, reconstituiu a antiga fachada com a torre original. Outros serviços foram executados, como a volta do assoalho da nave e capela mor em madeira, drenagem no terreno, reparos no telhado etc. Felizmente, o seu interior mantinha-se o mesmo desde o século XVIII.
Internamente, a Igreja possui três altares e retábulos policromados e dourados do final so século XVIII, em estilo barroco-rococó. O altar mor merece atenção especial pelo raro trono constituído por três lances superpostos em forma bombeada, tendo no nicho central a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Rosário (possivelmente de Veiga Vale) – estilo rococó, mesa em curva robusta, colunas salomônicas, nichos intercolunares e trono do camarim. O coroamento destoa do conjunto provavelmente por ser de outro autor. Também no altar mor, à esquerda, está a imagem de São Francisco de Paula e, à direita, de São José. Os altares do arco cruzeiro são dedicados à esquerda, a São Benedito e, à direita, a Nossa Senhora do Carmo. Possui ainda tribunas e púlpito bem mais simples, decorados com tábuas recortadas e pintadas. Na sacristia se encontra um arcaz e um armário provavelmente da época de sua construção. A igreja também possui um belo conjunto de alfaias. No corredor lateral esquerdo localiza-se a Capela de São Benedito, onde são depositados pelos fiéis os ex-votos em agradecimento a graças alcançadas. No mês de julho acontece na Igreja a concorrida Festa de São Sebastião.
Fonte: Iphan.

Descrição: Localizada na Praça do Rosário, no centro histórico de Cuiabá, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi contemplada com o primeiro tombamento federal em Cuiabá, sendo inscrita no Livro Tombo de Belas Artes e no Livro Tombo Histórico do IPHAN, em 4 de dezembro de 1975. A proteção abrange, além do próprio monumento, todos os equipamentos do interior da igreja, entre eles retábulos, imagens, alfaias e mobiliário antigo (ROMANCINI, 2008). O atrativo é um dos principais símbolos da cultura cuiabana, espaço da festa de São Benedito, maior expressão da religiosidade popular dos cidadãos cuiabanos. Com mais de 280 anos de tradição, a festa de São Benedito é considerada pela comunidade como um tempo de festejos e celebrações, que se inicia com um mês de antecedência, tendo como ponto culminante o primeiro domingo do mês de julho (ROMANCINI, 2008). Por constituir uma permanência na paisagem, por quase três séculos, a igreja é, nos dias atuais, o principal referencial da memória da sociedade cuiabana (ROMANCINI, 2008). A Figura 85 mostra imagens do atrativo.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: A Igreja da Paróquia Nossa Senhora do Rosário construída na data de 1723 é a única das quatro primeiras construções de Cuiabá a resistir ao tempo. Tem o condão histórico de se situar no lugar precioso, onde foi fundada a atual cidade de Cuiabá, no célebre garimpo de Miguel Sutil. Terminado o garimpo, foi construída a Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, com três naves: a central, com a imagem da padroeira, a lateral esquerda destinada à Sacristia e a lateral direita dedicada a São Benedito, com altar próprio. Hoje, conhecida como Igreja de São Benedito, trata-se de um prédio que consegue unir a fé de vários grupos. Para se ter idéia, além da irmandade de São Benedito e Rosário, ainda se encontra na igreja a irmandade Nossa Senhora do Carmo, e a São Francisco de Paula. Com tanta união religiosa a igreja possui muitas celebrações. Nas terças-feiras, as duas missas lotadas são para São Benedito. Nas quartas-feiras, é a vez de Nossa Senhora do Carmo, e as quintas, Nossa Senhora do Rosário.
Fonte: Secult-MT.

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Secult-MT
Iphan
Site da instituição
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Comentários

  1. Eliete Tereza Franchini Fouto |

    Muito linda e especial essa Igreja e esse espaço histórico. Digno de ser um estudo de caso para nós. Obrigada pelo tombamento e pela preservação dessa história que se confunde com a nossa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.