Cuiabá – Secretaria Geral


Imagem: Governo do Estado

A Secretaria Geral, na cidade de Cuiabá-MT, foi tombada por sua importância cultural.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Secretaria Geral (Arquivo Público)
Localização: Av. Getúlio Vargas, n° 451 – Centro – Cuiabá-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 07/00, de 28/4/2000
Uso Atual: Arquivo Público

Descrição: A antiga sede da Secretaria Geral do Estado de Mato Grosso é parte das Obras Oficiais do Estado Novo e foi construída em 1941 pela firma Coimbra Bueno, com o projeto de criação de responsabilidade do engenheiro Cássio Veiga de Sá. A construção da Secretaria teve por finalidades abrigar diversas repartições públicas, como o Thesouro do Estado. O prédio já abrigou a Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2002, abriga a Superintendência de Arquivo Público. A cor verde do revestimento original do prédio faz alusão à denominação de Cidade Verde que Cuiabá possui. Tombado pelo Estado de Mato Grosso, pela Portaria Nº. 07/00 e publicada no Diário Oficial em 28 de abril de 2000.
Fonte: IBGE.

Descrição: Livros, revistas, jornais, fotografias e vários outros registros sobre a cultura, a vida social e a história de Cuiabá, do período Colonial (1500 a 1822), Imperial (1822 a 1889) até o Republicano (1889 até os dias atuais), estão à disposição de historiadores, pesquisadores, estudantes ou até mesmo de meros curiosos, no Arquivo Público de Mato Grosso. A instituição, uma superintendência da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), atua na conservação, descrição e catalogação desses documentos, disponibilizando-os para a consulta de qualquer cidadão.
Um dos principais documentos da história da capital, o Annaes do Sennado da Camara do Cuyabá, foi transcrito pela historiadora e servidora do Superintendência de Arquivo Público, Yumiko Takamoto. Escrito por vereadores, a obra reúne relatos do cotidiano da cidade no período de 1719 a 1830. Cerimônias oficiais, festividades, a relação com os índios, que no início não era pacífica, são alguns dos assuntos abordados no Annaes. O trabalho de transcrição seguiu as normas recomendadas pelo Arquivo Nacional. “O documento original é muito frágil, por isso, dediquei em três meses, muita atenção e cuidado, devido à importância do que eu tinha em mãos”, explicou Yumiko.
O acervo fotográfico da instituição é composto por mais de 270 mil imagens reveladas e em negativos, incluindo 514 coleções de diversos temas, sendo 22 específicas sobre Cuiabá. Segundo o historiador do Arquivo, Lauro Portela, os cartões-postais da capital são bem atrativos. “Os principais pontos da cidade aparecem em coleções, cujo objetivo era divulgar a região”, explicou.
Registros de cartórios como inventários, heranças, processos penais, documentos sobre a Santa casa da Misericórdia, inaugurada em 1815, sobre o Hospital de São João dos Lázaros de Cuiabá, criado em 1816 e destinado aos portadores de de hanseníase (doença infecciosa antigamente conhecida como lepra), livros das Coletorias dos séculos 19 e 20, responsáveis pela arrecadação de impostos, plantas de prédios da região central, listas de moradores, profissionais e escravos, fazem parte da diversidade de temas e de documentos que o Arquivo Público detém sobre a capital de Mato Grosso.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Governo do Estado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.