Curitiba – Árvore Paineira


Imagem: CPC

A paineira é nativa do Brasil, podendo ser encontrada em regiões de clima tropical e subtropical, em locais ensolarados e com umidade moderada.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Árvore Paineira
Localização: Praça General Wernwr Gross, R. Cláudio Manoel da Costa, esquina com R. Tenente João Gomes da Silva – Curitiba-PR
Número do Processo: 50/74
Livro do Tombo: Inscr. Nº 08-I

Descrição: A paineira é nativa do Brasil, podendo ser encontrada em regiões de clima tropical e subtropical, em locais ensolarados e com umidade moderada. Distribui-se desde a Paraíba até o Rio Grande do Sul. É árvore alta, galhosa, com tronco engrossado e fortemente armado com grossos e curtos espinhos. Forma uma copa muito grande, arredondada, com folhas compostas digitadas. As flores são cor-de-rosa. A floração ocorre no outono, época em que a árvore apresenta grande beleza. É largamente utilizada na arborização urbana. Os frutos, quando maduros, abrem-se espontaneamente por cinco fendas longitudinais, as valvas se desprendem, ficando somente a paina (branca semelhante ao algodão) pendurada na copa. As sementes, ricas em óleo, estão envoltas na paina branca e, quando nova, são procuradas por bandos de periquitos, que abrem os frutos com o bico.
Fonte: CPC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *