Curitiba – Teatro Guaíra


Imagem: CPC

O Teatro Guaíra, em Curitiba-PR, foi construído por ocasião da comemoração do centenário da Emancipação Política do Paraná.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Teatro Guaíra
Localização: Praça Santos Andrade – Curitiba-PR
Número do Processo: 06/01
Livro do Tombo: Inscr. Nº 147-II

Descrição: Com sua construção iniciada no contexto das obras que fizeram em Curitiba por ocasião da comemoração do centenário da Emancipação Política do Paraná, o Teatro Guaíra veio a compor, juntamente com a Biblioteca Pública do Paraná, o Centro Cívico, a Praça Dezenove de Dezembro e o Colégio Estadual do Paraná, talvez o que se possa qualificar como o mais importante conjunto arquitetônico da histórica paranaense. Significam também o momento em que o Paraná se insere nos debates sobre a grande arquitetura moderna brasileira, marcando o ponto inicial de um debate entre o moderno e o tradicional que influenciaria os caminhos da arte no Paraná.
Iniciado em 1952, com seu primeiro auditório – Salvador de Ferrante – inaugurado em 19 de dezembro de 1954, o Teatro Guaíra, tem como autor de seu projeto Rubens Meister. Construído em fases, considera-se que sua conclusão deu-se em 1974, quando da inauguração de seu grande auditório – Bento Munhoz da Rocha Neto.
O tombamento do Teatro Guaíra significa o reconhecimento de sua indiscutível qualidade arquitetônica, de sua concepção singular, e de sua importância, no rol das edificações voltadas às artes cênicas, que transcende os limites do Paraná. Também é, com certeza, uma bela homenagem, a todos os paranaenses, pelos 150 anos de emancipação.
Fonte: CPC.

Descrição: A história do Teatro Guaíra tem início na Província do Paraná. Em 1884, na Rua Dr. Muricy, é inaugurado o Teatro São Teodoro. Na década seguinte, é fechado e, em 1900, reaberto como Teatro Guaíra, funcionando no local até 1939.
Durante toda a década de 1940, há discussões sobre a necessidade de uma nova sede para o teatro. As obras são iniciadas em 1952, inseridas nas comemorações do Centenário da Emancipação Política do Paraná, que incluíam também o Centro Cívico, a Biblioteca Pública do Paraná, a Praça Dezenove de Dezembro e o Colégio Estadual Tiradentes, entre outras. A construção, no entanto, não foi concluída no aniversário de 100 anos do Paraná. Realizada em várias etapas, seu término ocorreu em 12 de dezembro de 1974.
Projetato pelo engenheiro Rubens Meister, o Teatro Guaíra é um importante exemplar da arquitetura modernista de Curitiba e do Paraná. O conjunto arquitetônico é composto por três auditórios: o Miniauditório – Glauco Flores de Sá Brito, com 107 lugares; o Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante, com 496 lugares; e o Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, com 2.167 lugares.
O Teatro Guaíra foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 2003 e é uma Unidade de Interesse de Preservação de Curitiba.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAQUETE VOLUMÉTRICA:

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Prefeitura Municipal
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *