Diamantina – Igreja de Nossa Senhora do Amparo


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Diamantina-MG, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Amparo
Localização: Rua do Amparo – Diamantina-MG
Número do Processo: 409-T-1949
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 331, de 06/12/1949

Descrição: Construída na segunda metade do século XVIII. A Capela de Nossa Senhora do Amparo apresenta partido arquitetônico que a difere das outras igrejas diamantinenses: torre única e em posição central, ausência de anexos laterais, tendência à verticalização, planta que se desenvolve no sentido longitudinal, distribuída em três pavimentos. No prosseguimento da nave e capela-mor situa-se ainda uma série de outros cômodos, de função mal definida. A sacristia situa-se à direita da capela-mor, incorporada ao espaço interno desta pela abertura de arcadas.
A fachada principal apresenta frontispício delimitado lateralmente por cunhais de madeira pintados de cores vivas, sustentando cimalha de forte saliência, que contorna todo o edifício. A torre central é coroada por telhadinho de quatro águas arrematado por graciosa grimpa com um galo pousado sobre esfera armilar. O falso frontão é constituído de ornatos de madeira recortada em forma de volutas, provavelmente datados do século XIX, assim como o emblema de madeira pintada, ostentando as armas imperiais, que encima a porta e que foi confeccionado em comemoração ao título que recebeu de Imperial Capela.
Destaca-se, no altar da direita, um presépio de fins do século XVIII, trabalhado com centenas de conchinhas das minas de salitre da região, doado à Irmandade, em 1797, por frei Joaquim de Nossa Senhora de Nazaré, pintado por Caetano Luiz de Miranda. O conjunto de retábulos de estilo D. João V é de boa qualidade, sendo provavelmente mais antigos os do arco-cruzeiro, cuja policromia foi ajustada com Silvestre de Almeida Lopes no ano de 1796.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

Descrição: A conclusão da construção da capela data de 1776. Foi construída pela Irmandade dos Pardos do Arraial do Tijuco, possui altares trabalhados em estilo barroco-rococó, destacando-se o púlpito em forma de cálice e as imagens do século XVIII. Os trabalhos de acabamento e ornamentação são atribuídos ao pintor e irmão da ordem Silvestre de Almeida Lopes, tais como: a pintura, douramento da Capela e pintura dos dois altares do arco do cruzeiro (1796). Ao longo do século XIX passou por várias reformas, como a demolição da primitiva torre em 1813 que, por ser de pedra, causou danos à estrutura do edifício, sendo reedificada cinco anos depois.
Fonte: Governo Estadual.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


Comentários

  1. Celso Pyramo |

    Agradeceria receber por e-mail fotos das imagens de N S do Amparo, N S do Oh e Santa Bárbara desta capela para equiparação com as da Matriz e as da capela de N S do Oh de Sabara. Em visita a Diamantina não consegui ter acesso à capela.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.