Exu – Ambientes de Origem e Memória de Luiz Gonzaga


Imagem: Allan Patrick

Os Ambientes de Origem e Memória de Luiz Gonzaga, em Exu-PE, foram tombados por sua importância cultural.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Ambientes de Origem e Memória de Luiz Gonzaga do Nascimento (Luiz Gonzaga) – O Rei do Baião, composto pela antiga casa de Januário na Vila da Fazenda Araripe e pelo Parque Aza Branca – equipamentos, imóveis e seus bens móveis integrados.
Outros Nomes: Parque Aza Branca, Museu do Gonzagão
Localização: Exu-PE
Região: RD 03 – Sertão do Araripe
Nível de Proteção: Tombado
Numero: 4

Descrição: O espaço foi criado por Luiz Gonzaga como homenagem aos ritmos nordestinos e atualmente é um dos mais significativos locais de preservação do legado do chamado Rei do Baião.
Fonte: MPF.

Descrição: A ONG está localizada dentro do próprio espaço do museu do Gonzagão e trabalha diretamente com turistas e visitantes.
Fundada em 1º de agosto de 2001, a ONG Parque Aza Branca tem como objetivo principal fortalecer a idéia de preservação do Museu de Luiz Gonzaga e encontrar parcerias para realização das metas de preservação, ampliação e dinamização desse pólo cultural local, que guarda valores morais e éticos e traz a marca do seu caráter ,expresso no vínculo com sua terra e sua gente, fornecendo, em suas músicas, uma visão do homem sertanejo e de suas raízes de nordestino assumido.
A ONG Parque Aza Branca, fiel aos princípios gonzagueanos, tem como meta principal, trabalhar obstinadamente, pela conservação, preservação e divulgação do Parque Aza Branca – Museu do Gonzagão, seu pequeno mundo, o maior legado , que foi por ele idealizado e construído, para nos deixar como herança. E repassar esse amor às futuras gerações, perpetuando a sua história, como um marco na história da cultura brasileira e mais fortemente, na vida do povo exuense , que teve a honra de tê-lo como conterrâneo e tem, portanto, o dever de honrar e respeitar seu nome ,cultuando sua memória.
Fonte: Rede social da instituição.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
EBC
Rede social da instituição
Wikipedia
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *