Florianópolis – Antiga Escola Normal Catarinense


Imagem: Google Street View

A Antiga Escola Normal Catarinense está localizada no alto de uma pequena colina e é marcada pelo estilo neoclássico com colunas gregas ornamentais.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Antiga Escola Normal Catarinense
Localização: R. Saldanha Marinho, n° 196 – Florianópolis-SC
Número do Processo: Nº 013/92
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 1.291, de 29/10/1996
Uso Atual: Museu da Escola Catarinense

Descrição: Localizada no alto de uma pequena colina e marcada pelo estilo neoclássico com colunas gregas ornamentais, sua monumentalidade é ainda mais realçada pelo porão alto, que a eleva ao nível da rua e justifica a escadaria de acesso localizada de forma centralizada na fachada.
A parte frontal da edificação tem suas extremidades marcadas com módulo sem ressalto, os quais se destacam do conjunto do prédio devido aos frontões e platibandas mais elevadas, além das colunas duplas com capitéis trabalhados. As fachadas da edificação apresentam aindaum embasamento bastante alto,demarcado por bossagens aberta sem vergas retas com sobrevergas trabalhadas e em arco abatido, um friso dividido em dois pavimentos, além de ornamentação em estuque.
O espaço interno da edificação é belíssimo. Toda a circulação se da em torno a um átrio central aberto e iluminado por claraboia. É um desenho que foi muito utilizado em instituições de ensino e mercados. Toda a sua estrutura interna é de ferro, tanto as colunas, vigas, quanto a guarda corpo da escada e circulação superior, este último todo trabalhado com desenhos de influência artdéco.
A edificação tem um alto valor para a paisagem urbana, por se localizar no eixo visual da Rua Saldanha Marinho, via existente desde 1819, além de sua importância histórica para a cidade de Florianópolis, pois esta inseridano coração do seu centro histórico, rodeada por várias construções também antigas, desde o períodode sua colonização.
Fonte: UDESC.

Arquitetura: O prédio, em estilo neoclássico, foi construído na antiga Rua da Conceição, atual Saldanha Marinho, obedecendo a rigor as regras de construção e higiene urbana. A localidade onde hoje abriga o Museu da Escola Catarinense e também abrigou a FAED (Faculdade de Educação da UDESC), era conhecido como bairro da pedreira, devido a pedreira que se localizavanestaregião. As pedras remanescentes foram utilizadas na base da construção do prédio e podem ser claramente identificadas no porão do mesmo, que também na sua construção obedeceu as normas previstas na lei de 1918. O prédio do Museu da Escola Catarinense foi projetado e construído para abrigar uma escola, seguia o padrão de distribuição dos espaços o pátio interno, a iluminação natural conseguida através da claraboia central do prédio, entre outras especificações, obedecia aos padrões descritos na lei de 1900,queintroduzem SantaCatarinaaescola Nova, também baseada e padrões de higiene e edificações. Em 1963, passa abrigar a FAED e em 2000 torna-se sede do Museu da Escola Catarinense.
Fonte: UDESC.

SEPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município
Nome atribuído: Antiga Escola Normal
Localização: Centro – Florianópolis-SC
Uso Atual: Faculdade de Educação

Descrição: Arquitetura eclética, de 1922.
Fonte: SEPHAN.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC 1
UDESC 2

Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *