Florianópolis – Igreja de Nossa Senhora das Necessidades


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades é uma das mais antigas da Arquidiocese e preserva características da cultura açoriana.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Igreja de Nossa Senhora das Necessidades
Localização: Caminho dos Açores, nº 2450 – Santo Antonio de Lisboa – Florianópolis-SC
Número do Processo: Nº 109/98
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 2.998, de 25/06/1998

Descrição: Criada, em 27 de abril de 1750, por Álvara Régio de Dom João V, rei de Portugal; em 1963 foi anexada à Paróquia Santíssima Trindade e, a partir de 1984, à Paróquia São Francisco Xavier. A igreja é uma das mais antigas da Arquidiocese e preserva características da cultura açoriana.
A Paróquia agora é formada pelas comunidades Santo Antônio de Lisboa (Nossa Senhora das Necessidades), Cacupé (Santa Cruz), Barra do Sambaqui (São Sebastião), Sambaqui (São Pedro) e Recanto dos Açores (Santa Luzia), desmembradas da Paróquia São Francisco Xavier.
Na histórica igreja de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, aconteceu a Missa de reativação da Paróquia Nossa Senhora das Necessidades, na noite do dia 14 de agosto de 2015. Dom Wilson Tadeu Jönck presidiu a Celebração, que contou com a presença de muitos fiéis e de padres das foranias da capital.
Fonte: Arquidiocese.

SEPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município
Nome atribuído: Igreja Nossa Senhora das Necessidades
Localização: Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis-SC
Descrição: Arquitetura luso-brasileira, de 1756.
Fonte: SEPHAN.

Descrição: A localidade de Santo Antônio de Lisboa é uma das três mais antigas da Ilha de Santa Catarina, e mantém ainda hoje um dos conjuntos arquitetônicos mais representativos da fase de colonização do nosso litoral. Recebeu seus primeiros colonizadores no final do século XVII, e a localidade cresceu no molde das vilas portuguesas, com uma ou duas ruas principais em paralelo com o mar e poucas ruas transversais.
Como uma das três mais antigas vilas da Ilha de Santa Catarina, guarda uma forte tradição pesqueira. Em todas as vias se mostram presentes expressivos casarões antigos.
A Igreja Nossa Senhora das Necessidades, edificada entre 1750 e 1756, é tombada através dos Decretos Municipal nº 1.341/75, de 17 de dezembro de 1975, e Estadual nº 2.998, de 25 de junho de 1998 é uma das mais belas construções religiosas de origem portuguesa no litoral catarinense. Foi criada por Provisão Episcopal em 26/11/1751, sendo a data de sua construção incerta. Os historiadores indicam o ano de 1750 como o marco inicial da sua construção, e 1756 como término.
Em 1845 a freguesia de Santo Antônio de Lisboa recebeu a visita oficial do Imperador D. Pedro II, acompanhado pela Imperatriz Thereza Christina. Nesta oportunidade as autoridades imperiais estiveram na igreja local, concedendo donativos à mesma, assim como à Freguesia.
Segundo os moldes das primeiras igrejas brasileiras, a de Santo Antônio de Lisboa apresenta uma fachada simples, ao contrário de seu interior, que apresenta elementos artísticos integrados ao arquitetônico, formado por uma belíssima talha característica do período de transição entre o barroco e o rococó. De construção imponente, possui altares barrocos, com peças e imagens sacras de alto valor artístico e histórico.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Arquidiocese
Site da instituição
Prefeitura Municipal
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *