Florianópolis – Antiga Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina


Imagem: Google Street View

A Antiga Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina foi inaugurada em 1922. Teve diversos nomes: Liceu de Santa Catarina (1937), Escola Industrial de Florianópolis (1942), Escola Industrial de Santa Catarina (1962).

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Sede do BADESC
Localização: R. Almirante Alvin, nº 491 – Florianópolis-SC
Número do Processo: Nº 293/01
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 182-A, de 31/07/1986

SEPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município
Nome atribuído: Antiga Escola de Aprendizes Artífices
Localização: Centro – Florianópolis-SC
Uso Atual: BADESC
Descrição: Arquitetura eclética, de 1917.
Fonte: SEPHAN.

Descrição: A Escola de Aprendizes Artífices foi criada em 1909, com o objetivo de proporcionar formação profissional aos jovens de grupos sociais economicamente desfavorecidos. Sediada na Rua Almirante Alvim até 1919, quando foi transferida para a Rua Presidente Coutinho, oferecia formação em desenho, oficinas de tipografia, encadernação e pautação, além de cursos de carpintaria de ribeira (voltada para a construção de barcos), escultura e mecânica (ferraria e serralheria). Formava-se, assim, mão-de-obra para atender algumas demandas do mercado de trabalho da época.
É mais uma edificação com características da arquitetura industrial, além de fortes influências do ideário positivista que conduzia a educação na época, com acessos às salas de aula voltados para extenso alpendre, circundando um pátio central cujo ajardinamento é centrado em árvores frondosas. Protegido por tombamento estadual em 1986.
Fonte: Willian Tadeu M. J. Leite.

Descrição: Em 23 de setembro de 1909 o então presidente do Brasil Nilo Peçanha, baixou o Decreto nº 7566, que criou 19 escolas de Aprendizes Artífices pelo território nacional, e Florianópolis ganhou a primeira Escola Técnica do Estado através desse decreto.
A Rua Almirante Alvin, onde está localizado o prédio da Antiga Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina, era uma importante via de ligação entre o centro e a região das chácaras, esse espaço urbano teve um papel importante na urbanização de Florianópolis, no final do século XIX e início do XX. A rua na época era chamada de Rua do Mato Grosso, e supõe-se que uma antiga casa de chácara veio a se tornar o prédio da antiga escola. No ano de 1920, A Fazenda Estadual adquiriu a propriedade em questão, e a escola passou a funcionar nessa localidade. Em 1910 a escola funcionava na Rua Victor Konder. Com essas mudanças fez-se necessária uma reforma, e o Engenheiro João Luederitz fez um projeto que ampliava as instalações existentes em três pavimentos. A nova obra foi inaugurada em 15 de novembro de 1922. A escola teve diversos nomes no decorrer do seu funcionamento, em 1937 era o Liceu de Santa Catarina, em 1942 era a Escola Industrial de Florianópolis, em 1962 passou a ser Escola Industrial de Santa Catarina. Foi cede da Prefeitura de Florianópolis no a no de 1981. E abrigou também o Centro Sócio Econômico da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Conjunto arquitetônico constituído por edificações de épocas distintas, com predominância do ecletismo, com aberturas e pilastras simétricas, nas águas frontais do telhado há as platibandas balaustradas, que são centralizadas por pequenos frontões de inspiração neocolonial.
Fonte: UDESC

MAIS INFORMAÇÕES:
BADESC
Willian Tadeu M. J. Leite
Relatório da instituição
IFSC
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *