Florianópolis – Antigo Conjunto Fabril da Rita Maria


Imagem: Google Street View

O Antigo Conjunto Fabril da Rita Maria, em Florianópolis-SC, foi tombado por sua importância histórica e cultural.

SEPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município
Nome atribuído: Antigo Conjunto Fabril da Rita Maria
Localização: Centro – Florianópolis-SC

Descrição: Arquitetura industrial, do século XIX ou XX. 21 edificações preservadas de vários estilos.
Fonte: SEPHAN.

Descrição: […] Fábrica de Pontas Rita Maria, da Companhia Hoepcke, constituído em 1928. A Fábrica foi inaugurada em 1896 e no livro há trabalhadores contratados desde o momento de abertura do estabelecimento. […]
A Companhia Hoepcke, sob responsabilidade do imigrante alemão Carl Hoepcke, era a principal empresa da cidade e umas das mais importantes de Santa Catarina. Suas atividades se estendiam para diferentes setores econômicos, em consequência disso, empregou quantidade expressiva de mão de obra e exercia influência econômica e social bastante significativa no município. Esse trabalho estuda um dos empreendimentos da empresa, a fábrica de Pontas Rita Maria (confecção de pregos), inaugurada em 1896, sendo o maior estabelecimento industrial do município no momento de sua abertura. Apesar da importância do estabelecimento para a dinâmica do trabalho da cidade, não há pesquisas a respeito dos seus trabalhadores(as) e prática de funcionamento.

[…]
Após três anos vivendo em Blumenau, Carl Hoepcke desloca-se para Desterro para trabalhar com seu tio, Fernando Hackradt, também imigrante, com renome político e econômico no estado. Os negócios de Hackradt concentravam-se no ramo do mercado varejista. Em 1883 Hoepcke assume a direção do empreendimento de seu tio e é nesse momento que a Carl Hoepcke & Cia é fundada, não há informações precisas de como ocorreu a mudança de uma empresa para a outra.
A partir do comércio de abastecimento, a empresa ampliou os setores econômicos dos quais atuava. Em 1895 a Companhia fundou a Empresa Nacional de Navegação, que exercia atividades de exportação e importação, num comércio de cabotagem e transporte de passageiros. Em 1896 a Fábrica de Pontas Rita Maria foi inaugurada e logo em seqüência, não se sabe se em 1897, 1903 ou 1904, a Fábrica de Gelo, no mesmo complexo industrial. A imprensa de Florianópolis noticiou com entusiasmo a inauguração da Fábrica de Pontas, destinada à fabricação de pregos.
[…]
O empreendimento realmente era uma grande iniciativa para a cidade. A realidade industrial de Florianópolis era de pequenas iniciativas com estrutura basicamente artesanal. Porém, é possível perceber certo enaltecimento à figura do imigrante Carl Hoepcke, postura comum na imprensa do município e no discurso do empreendedorismo alemão no estado. O surgimento da fábrica está atrelado a um momento em que a demanda do prego e arame eram altas, devido ao uso para as construções em madeira, e ao alto custo de importação desses materiais.
Fonte: Jéssica Duarte de Souza.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Jéssica Duarte de Souza


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *