Florianópolis – Antigo Imperial Hospital da Cidade


Imagem: Eugenio Hansen, OFS

O Antigo Imperial Hospital da Cidade, em Florianópolis-SC, foi tombado por sua importância histórica e cultural. É o mais antigo da cidade (1789).

SEPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município
Nome atribuído: Antigo Imperial Hospital da Cidade
Localização: Centro – Florianópolis-SC
Uso Atual: Hospital de Caridade.

Descrição: Arquitetura eclética, de 1789.
Fonte: SEPHAN.

Descrição: O Hospital de Caridade foi inaugurado no dia 1 de janeiro de 1789, sendo o primeiro hospital de Santa Catarina e a 12ª Santa Casa construída no Brasil. Seu fundador foi o irmão Joaquim do Livramento, da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Seu prédio inicial ficava ao lado da Capela Menino Deus, fundada pela beata Joana de Gusmão em 1762, que do alto da colina era visível de toda o centro da cidade, e cujo prédio foi incorporado pelo hospital. Com o passar dos anos, o HC foi se expandindo, adicionando mais alas e prédios.
O hospital teve vários nomes ao longo das décadas. Fundado como Hospital Jesus, Maria e José, se tornou Santa Casa de Misericórdia da Ilha de Santa Catarina em 1792, Hospital Militar em 1821, Hospital de Caridade dos Pobres em 1827 até chegar ao nome de Imperial Hospital de Caridade do Desterro em 1846, após ter recebido a visita da comitiva imperial no ano anterior. Com a Proclamação da República, sai o nome Imperial em 1889 e em 1894 o nome da cidade muda de Desterro para Florianópolis. O nome Imperial voltaria mais tarde. Em 1987, inicia-se o processo de tombamento do HC.
O hospital sofreu um grande incêndio em 5 de abril de 1994, tendo o fogo consumido praticamente todas as alas, poupando apenas o entorno e o interior da capela histórica. Cerca de 70% do hospital foi destruído e nove pessoas morreram. O estado envelhecido dos prédios contribuiu para a tragédia, cujo início nunca foi esclarecido. Um esforço coletivo da irmandade e setores da sociedade conseguiu reconstruir o hospital, que retornou com importantes atualizações estruturais.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *