Florianópolis – Casa da Memória


Imagem: Prefeitura Municipal

A Casa da Memória, em Florianópolis-SC, foi tombada por sua importância histórica e cultural.

SEPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município
Nome atribuído: Casa da Memória
Localização: Centro – Florianópolis-SC

Descrição: Antiga sede da OAC/SC.
Fonte: SEPHAN.

Descrição: Inaugurada em 30 de março de 2004, a Casa da Memória de Florianópolis é um centro de documentação da vida social e cultural do município. Há quem pense que o espaço abriga uma espécie de museu de antiguidades. Na verdade, o órgão reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros, bibliográficos e documentais relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade. Parte do acervo é composto de doações feitas pela população.
Gerida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a Casa da Memória conta com uma equipe de colaboradores, entre funcionários, estagiários e voluntários. Apesar da estrutura bastante enxuta, o centro de documentação é considerado por repartições congêneres uma referência para o estado e o país. Turistas, estudantes, professores, historiadores, antropólogos, enfim, pessoas de todos os lugares encontram no espaço um rico acervo para consulta, composto por quase 45 mil peças documentais.

Com 470 metros quadrados, o prédio da Casa da Memória está situado no centro histórico da cidade, próximo à Catedral Metropolitana. A edificação foi erguida em 1929 para sediar o antigo Partido Republicano Catarinense, na gestão do então governador Adolfo Konder. Entre 1949 e 1978, abrigou o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). Posteriormente, até 1995, sediou a seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que se transferiu para um novo espaço.
Tombado por leis municipal e estadual, o casarão foi doado em dezembro 1999 pelo governo do Estado à Prefeitura Municipal de Florianópolis, que fez a restauração do edifício. O imóvel de arquitetura eclética, com dois pavimentos e um porão alto, remete ao estilo de construção da moda na década de 1920, o art nouveau. A fachada apresenta longas aberturas, esquadrias em madeira, vidros jateados e rebaixos geométricos. No hall de acesso, uma ampla porta de vai-e-vem leva o visitante a corredores, escadas e salões com forros em madeira.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *