Florianópolis – Conjuntos do Saco dos Limões


Fonte: Szücs, Trivella e Souza

Os Conjuntos do Saco dos Limões, em Florianópolis-SC, foram tombados por sua importância histórica e cultural.

SEPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município
Nome atribuído: Conjuntos do Saco dos Limões
Localização: Saco dos Limões – Florianópolis-SC

Descrição: A Vila Operária do Saco dos Limões – Município de Florianópolis, inaugurada em 1º de Maio de 1942, foi o primeiro conjunto habitacional produzido e entregue pelo extinto IAPI – Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários – no território nacional. São 100 unidades habitacionais térreas, construídas duas a duas, erguidas em duas ruas paralelas, conformando um pequeno agrupamento de casas na entrada do bairro.

Apesar dos 60 anos transcorridos e das modificações inseridas nas unidades por seus moradores, a Vila Operária guarda forte identidade, marcada pela manutenção da estrutura urbana, escala, gabarito e primordialmente pelas 18 unidades ainda não modificadas.

Os moradores da Vila, na sua maioria, estão no local desde os anos 40, o que torna singular esta comunidade em relação à cidade e destaca este conjunto arquitetônico como de interesse para a preservação de suas características como exemplar único na cidade da arquitetura popular doméstica getulista, primórdios da política habitacional brasileira.

Os terrenos da Vila foram cedidos pelo governo para financiamento de 20 anos. Mais tarde foram doados aos seus moradores.

Os respectivos lotes eram divididos em partes iguais, possuindo aproximadamente 204,60m2, e eram delimitados por cercas vivas e de sarrafos.

As casas eram geminadas, possuindo cada uma, dois quartos, sala, cozinha e banheiro, num total de 42m2.

Atualmente o conjunto apresenta características que se tornam peculiares e de caráter histórico. Sua importância dentro do contexto da cidade é marcada principalmente pelo estado de conservação em que se apresenta grande parte das casas, possuindo muitas vezes partes originais ou com poucas modificações.

A produção habitacional do IAPI – Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários foi decisiva para a história da habitação popular no Brasil, devido à diversidade de programas, implantações e tipologias apresentadas. A Vila Operária no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis, um conjunto de 100 casas entregue em 1942, foi um dos primeiros empreendimentos realizados pelo órgão no país e apresenta uma tipologia largamente utilizada pelas populações de baixa renda.
Fonte: Szücs, Trivella e Souza.

MAIS INFORMAÇÕES:
Szücs, Trivella e Souza


4 comments

  1. ANTONIO FLAVIO BRANDES ALLENDE |

    Bom dia. Gostaria de maiores informações e qual o email para manter contato referente o Conjunto do Saco dos Limões.
    Tenho informações que foi construído pelo meu Avo – Heinz Brandes. Tenho fotos da epoca da construção.

    1. Boa tarde,
      Adicionamos algumas informações sobre o conjunto.
      Sugerimos que entre em contato com o órgão que realizou o tombamento.
      Os contatos do SEPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município que encontramos online são os seguintes:
      Carlos Leonardo Costa Alvarenga – Superintendente – (48) 3212-5762 – [email protected]
      Vanessa dos Santos – Secretária Executiva – (48) 3212-5762 – [email protected]
      Renato Grotmann do Espírito Santo – Assessoria Técnica – (48) 3212-5760
      Recepção – (48) 3212-5762 – [email protected]
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

    2. Olá Antonio, estou fazendo minha pesquisa do mestrado sobre o conjunto Saco Dos Limões, gostaria de saber se existe a possibilidade de ti encaminhar essas fotos, para que eu possa inserir na minha dissertação. Acredito que irá enriquecer muito minha proposta. entra em contato comigo no email [email protected] caso possa me fazer essa gentileza. [email protected]. Abraços

  2. joel lacerda |

    Meu pai esteve presente na inauguração das primeiras cinco casas pelo presidente Getúlio Vargas em 1939. Depois ele morou lá de 53 a 82. Nasci e morei na casa 4 defronte à pracinha de 1960 a 1982. Imensas saudades de uma vila que era também uma comunidade, dos enfeites no Natal, do boi de mamão, das casinhas todas iguais amarelas com aberturas verdes, ne frente ao invés de garagens ajambradas, jardins. Lembranças das brincadeiras na pracinha e dos flamboyants floridos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *