Florianópolis – Ilha do Campeche


Imagem: Rodrigo Soldon

A Ilha do Campeche, em Florianópolis-SC, foi tombada por sua importância cultural. Existem marcas de ocupação bem antiga da ilha.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Ilha do Campeche: sítio arqueológico e paisagístico
Localização: Florianópolis-SC
Número do Processo: 1426-T-1998
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 126, de 31/10/2001

Descrição: A Ilha do Campeche, em Florianópolis – tombada em 1998 por seus atributos arqueológicos e paisagísticos – possui a maior concentração de oficinas líticas e gravuras rupestres do litoral brasileiro. Localizada no sudeste da Ilha de Santa Catarina, onde estão sítios preservados, a Ilha é um dos paraísos naturais mais exuberantes do país também pelo valor arqueológico, com inscrições rupestres e oficinas líticas. Entre os tesouros deixados pelos povos antigos há inscrições e registros considerados de grande importância por ser a maior concentração desse tipo em um único sítio arqueológico, de todo o litoral brasileiro. São desenhos que lembram flechas e máscaras, símbolos geométricos, um monólito com nove metros de altura e um ponto magnético sinalizado com inscrição rupestre onde as bússolas têm comportamento alterado. O local possui ruínas de armação de baleia, datadas de 1772.
Fonte: Iphan.

Descrição: Situada no litoral do Estado brasileiro de Santa Catarina, no Oceano Atlântico. Faz parte do território do município de Florianópolis. A área da ilha do Campeche é de cerca de 424.857cm. Na direção norte-sul tem cerca de 1620m e na leste-oeste 563m.
Existem marcas de ocupação bem antiga da ilha. Há rochas cobertas de sinais como os encontrados em outras partes do arquipélago. Isto faz com que a ilha seja de interesse arqueológico.
A Ilha foi tombada pelo IPHAN em 2000 e através da portaria 691/2009 que dispõem sobre diretrizes e critérios para conservação da ilha, foi definido a visitação de até 770 pessoas por dia e durante a temporada, meses de dezembro, Janeiro e Fevereiro, em até 800 pessoas, entre os horários das 9h às 17h.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
UDESC
Iphan
Site da instituição
Cintia Aparecida Pereira Costa Chamas


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.