Florianópolis – Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina


Imagem: UDESC

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina foi tombada por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC
Nome Atribuído: Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
Localização: Av. Hercílio Luz, n° 523 – Centro – Florianópolis-SC
Decreto de Tombamento: Lei n° 15.382, de 20/12/2010

Descrição: Fundado em 7 de setembro de 1896, na capital do estado de Santa Catarina, o IHGSC teve como principal idealizador José Arthur Boiteux. Foi criado após os episódios tensos e sangrentos da Revolução Federalista, em Santa Catarina. Desde seu início, estabeleceu articulações com as principais lideranças políticas catarinenses e manteve proximidade com a administração pública estadual. Como outros institutos congêneres, voltou-se ao estudo da história e da geografia do estado, promovendo levantamentos, transcrições e publicações de documentos relacionados a esses temas e como decorrência disso reuniu um importante acervo. O IHGSC também atuou no sentido de fazer com que seus estudos dirimissem dúvidas e apoiassem demandas catarinenses, como nas disputas envolvendo limites entre estados (quer o estado do Paraná quer o do Rio Grande do Sul). Além disso, promoveu e continua a promover atividades culturais como palestras e seminários, o mais célebre deles tendo ocorrido em 1948: o I Congresso de História Catarinense, realizado em comemoração aos 200 anos da chegada de povoadores açorianos ao litoral de Santa Catarina. Desde 1902 publica sua revista, embora com várias interrupções: após 1902, a publicação só ocorreu novamente entre 1913-1920, depois em 1943-1944 e reiniciada, sem solução de continuidade, em 1979. Em sua longa existência, o IHGSC ocupou várias sedes – inclusive, entre 1986 e 2010, algumas salas do Palácio Cruz e Sousa. Atualmente encontra-se localizado na Casa José Boiteux, antiga sede do Instituto Politécnico e da Academia de Comércio de Santa Catarina. O prédio também abriga a Academia Catarinense de Letras.

O acervo do IHGSC é amplo e diversificado, composto por fototeca, mapoteca, hemeroteca, biblioteca e arquivo. O arquivo reúne a documentação produzida pelo Instituto em decorrência de suas atividades e ao longo de sua existência; também abarca arquivos pessoais dos sócios, destacando-se os documentos de José Boiteux. A fototeca possui mais de 20 mil fotos, datadas a partir do século XIX. A hemeroteca reúne expressiva quantidade de periódicos, de diversos municípios do estado. A biblioteca reúne também um conjunto expressivo de publicações impressas, sobretudo referentes à geografia e à história de Santa Catarina, temas fundamentais do Instituto, destacando-se as publicações promovidas pela própria instituição e aquelas realizadas pelos seus sócios.

Pela Lei n. 15.382, de 20/12/2010, o imóvel na Avenida Hercílio Luz hoje ocupado pela entidade (antiga sede do Instituto Politécnico) teve sua cessão de uso feita gratuitamente ao IHGSC e à Academia Catarinense de Letras por 99 anos. A mesma lei estabeleceu que o edifício passaria a ser denominado Casa José Boiteux e que apoio administrativo, técnico e financeiro necessários à execução dos objetivos tanto do Instituto como da Academia seriam garantidos por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Fonte: UDESC.

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *