General Câmara – Vila de Santo Amaro


Imagem: Iphan

A Vila de Santo Amaro, em General Câmara-RS, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto histórico da Vila de Santo Amaro, contendo quatorze edificações
Cidade: General Câmara-RS
Número do Processo: 1376-T-1996
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 07/2006

Descrição: A Vila de Santo Amaro do Sul é um distrito do município de General Câmara, no Rio Grande do Sul, localizado às margens do rio Jacuí e conhecido pela beleza arquitetônica das edificações construídas pelos colonos açorianos. O conjunto histórico da cidade – formado pela praça e mais 14 prédios – foi tombado pelo Iphan, em 1998. Santo Amaro do Sul continuou quase intacta até nossos dias, com seu casario típico da cultura portuguesa e sua importante igreja dominando a paisagem.
Marcada pela arquitetura colonial portuguesa, a vila é um dos mais significativos conjuntos urbanos de origem portuguesa no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1970, diversos locais da vila foram utilizados como cenários para o filme Um Certo Capitão Rodrigo, dirigido por Anselmo Duarte e baseado na trilogia O tempo e o vento, obra do escritor Érico Veríssimo, que reúne ficção e história, como a Revolução Farroupilha.
Grande parte das edificações que compõem o conjunto tombado tiveram importantes funções no passado e serviram de moradia para personagens históricos. Uma delas é o casarão onde nasceu em 12 e abril de 1773 o herói farroupilha e primeiro presidente da República Rio-grandense, José Gomes de Vasconcelos Jardim. Perto do balneário do Coqueiro, está o sobrado que pertenceu ao chefe do Exército Imperial durante a Revolução Farroupilha, Chico Pedro, um dos mais temidos pelos farrapos.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.