Goiana – Capela de Santo Antônio


Imagem: Reisoguilherme

A Capela de Santo Antônio ou do Engenho Novo de Santo Antônio, em Goiana-PE, é datada do século XVIII. Ela está localizada com uma distância significativa da vila mais próxima.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela de Santo Antônio – Engenho Novo
Outros Nomes: Engenho Novo de Santo Antônio: capela
Localização: Usina Nossa Senhora das Maravilhas – Goiana-PE
Número do Processo: 147-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 228, de 25/10/1938
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

Governo do Estado de Pernambuco
CEC-PE – Conselho Estadual de Cultural de Pernambuco
FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Nome atribuído: Capela do Engenho Novo de Stº Antônio – Goiana
Livro do Tombo: LIVRO Nº II – EDIFÍCIOS E MONUMENTOS ISOLADOS

Descrição: A construção datada do século XVIII está localizada com uma distância significativa da vila mais próxima, podendo ser encontrada em meio a morros e descampados de maior altitude. Desta forma, no local é possível ter uma visão periférica do que hoje é a cidade de Goiana.
Pertencente ao Engenho Novo, cujo atual proprietário é a Usina de Santa Tereza, a capela apresenta um estilo eclético com grande influência neogótica em suas fachadas e principalmente nas torres. É importante ressaltar que a construção sofreu diversas alterações, internas e externas, ao longo dos anos. Logo, a maneira que ela é vista atualmente pode não ser condizente com a forma em que foi concebida. Atualmente exibe os aspectos de uma reforma realizada em 1654.
A capela possui três fachadas principais e um conjunto de três portas que permitem o acesso ao seu interior. No seu interior, no início da nave, encontra-se uma placa indicando o sepultamento de um herói da restauração pernambucana, André Vidal de Negreiros, fato ocorrido em 1680. André Vidal lutava contra a colonização holandesa no Brasil.
É uma capela de nave única contendo apenas um oratório simples. Em geral não possui muitas imagens. Em seu estado atual não possui forro no teto e estão presentes coro e escada em madeira, além de cruzeiro e cruz feitos em pedra, estando localizados em frente a capela.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *