Goiás – Centro Histórico


Imagem: Iphan

O Centro Histórico de Goiás testemunha a ocupação e a colonização das terras do Brasil central ao longo dos séculos XVIII e XIX.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Nome atribuído: O Centro Histórico de Goiás
Localização: Goiás-GO
Número de inscrição: 993
Data de inscrição: 2001
Projeto Referências Culturais

Descrição do conjunto: Goiás testemunha a ocupação e a colonização das terras do Brasil central ao longo dos séculos XVIII e XIX. O traçado urbano é um exemplo do desenvolvimento orgânico de uma cidade mineradora, adaptada às condições da região. Ainda que modestas, tanto a arquitetura pública quanto a arquitetura privada formam um todo harmonioso, graças ao uso coerente de materiais e técnicas locais.
Fonte: UNESCO.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Goiás, GO: conjunto arquitetônico e urbanístico
Localização: Goiás-GO
Número do Processo: 345-T-1942
Livro do Tombo Arqueológico, etnográfico e paisagístico: Inscrito em 09/1978
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/1978
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/1978

Descrição do conjunto: Esse extraordinário conjunto conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original, tornando-se, assim, um magnífico mostruário do Brasil oitocentista e um dos patrimônios arquitetônicos e culturais mais ricos do país. Localizado em uma região de rara beleza natural, o centro histórico de Goiás mantém, até hoje, o caráter primitivo de sua trama urbana, dos espaços públicos e privados, da escala e da volumetria das suas edificações.
A pacata cidade de Goiás – primeira capital do Estado e mais conhecida como Goiás Velho – possui um importante sítio histórico do período da expansão colonial, no século XVIII, resultado da exploração do ouro. Testemunha da ocupação e da colonização do Brasil Central, nos séculos XVIII e XIX, suas origens estão intimamente ligadas à história dos bandeirantes que partiram, principalmente, de São Paulo para explorar o interior do território brasileiro.
Primeiro núcleo urbano oficialmente reconhecido ao oeste da linha de demarcação do Tratado de Tordesilhas, que definiu, originalmente, as fronteiras da colônia portuguesa. A “autoconquista” do interior do Brasil significou o surgimento de cerca de 500 vilas, arraiais e povoados, edificados em terra (adobe, taipa de pilão, pau-a-pique). Entretanto, essa técnica vernacular bandeirista desapareceu quase completamente dessas regiões, salvo alguns remanescentes.
A rica tradição cultural inclui não somente a arquitetura e as técnicas construtivas, mas também a música, poesia, culinária e festas populares. Entre elas se destaca a Procissão do Fogaréu, que ocorre todos os anos, na quinta-feira da Semana Santa, e muitas dessas tradições ainda estão vivas e formam uma parte substancial da identidade cultural de Goiás.
Fonte: Iphan.

CONJUNTO:
Mapa Colaborativo da Cidade de Goiás

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Iphan
Iphan
Monumento, p. 418
Patrimônio de Influência Portuguesa
Unesco (em inglês)
wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.