Guamaré – Igreja Nossa Senhora da Conceição


Imagem: Google Street View

A Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Guamaré, foi tombada pela Fundação José Augusto por sua importância cultural para o Estado do Rio Grande do Norte.

Governo do Rio Grande do Norte
FJA – Fundação José Augusto
Nome Atribuído: Igreja N. S. da Conceição
Localização: R. Luiz de Souza Miranda, n° 104 – Centro – Guamaré-RN
Data de Tombamento: 28/06/2001

Histórico do município: O ano era 1962 e o dia 7 de maio. Nesta data Guamaré, distante 176 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte, Natal, deixava de ser um distrito do vizinho município de Macau e se transformava em uma das mais novas cidades potiguares, passando a partir dai a se tornar uma das protagonistas da economia estadual. Para Câmara Cascudo o topônimo Guamaré é conhecido desde princípios do século XVII. O nome Guamaré – da junção dos dois vocábulos “água maré” – se justifica em razão de sua localização às margens dos rios Miassaba e Aratuá.
O povoamento do atual município teve origem em 1783, quando da vinda para estas terra de João Francisco dos Santos, que chegou no estuário de Guamaré após uma viagem marítima vinda de Portugal. Ao chegar construiu uma capela para devoção de Nossa Senhora da Conceição pelo fato de ter sobrevivido à tempestades durante o trajeto no mar. Em 1837 a futura cidade tornar-se a Vila Imperial de Guamaré, se tornando cidade através da Lei 2.744, aprovada em 1 de maio de 1962, tendo sido sancionada pelo então governado do Estado do RN, Aluízio Alves, no dia 7 de maio daquele ano.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *