Guarapari – Igreja Nossa Senhora da Conceição de Guarapari


Imagem: SeCult-ES

Igreja Nossa Senhora da Conceição de Guarapari foi fundada pelo Padre Anchieta em 1585.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Guarapari, ES)
Localização: Guarapari-ES
Número do Processo: 0382-T-46
Livro Histórico: Nº inscr. 428, 16/09/1970
Observação: “O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Proc. Administ. nº 13/85/SPHAN”.

Descrição: Na antiga aldeia do Rio Verde, como era chamada Guarapari, os índios Goitacazes e Tupiniquins, seus primeiros habitantes, foram catequizados pelo Padre José de Anchieta, que estabeleceu uma das quatro reduções que os jesuítas fundaram na Província da Capitania do Espírito Santo. Primeiramente inaugurada como Capela de Santa Ana, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Matriz, foi construída na parte alta da cidade, em 1585, pelo mesmo Padre Anchieta. Junto à igreja existem as ruínas onde segundo fontes secundárias funcionou o Colégio/Residência, onde se hospedaram os primeiros padres formados no Espírito Santo e no Brasil, Diogo Fernandes, discípulo de Anchieta e seus companheiros Antonio Dias, Domingos Garcia, Manuel Dias e Jeronimo Rodrigues. Segundo Saint-Hilaire, em 1689 o aldeamento recebeu o título de Guaraparí. Em 1760, com a expulsão dos jesuítas do Brasil, a igreja de Guaraparí ficou abandonada, e o prédio entrou em decadência, servindo de cemitério. Em 1880, com a ajuda do governo do Estado, a Igreja da Matriz recebeu sua primeira restauração tendo perdido um pouco das características iniciais. Os restos mortais ali sepultados permanecem no local. Em 1891, a Vila transformou-se em cidade. Consta no acervo de documentos da Sub-Regional do IPHAN, que em 1972 a igreja sofreu uma obra de restauração tendo sido recuperado cobertura, forros, pisos alvenarias, esquadrias e pintura geral.
Fonte: Iphan.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Igreja Nossa Senhora da Conceição de Guarapari
Localização: Guarapari-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução de 16/09/1970
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 428, folhas 70

Descrição: Fundada pelo Padre Anchieta em 1585, originalmente para homenagear Santa Ana e Santa Maria, passou a homenagear Nossa Senhora da Conceição 170 anos depois.
Fonte: SeCult-ES.

Descrição: A Antiga Matriz construída em 1585, pelo Padre José de Anchieta, no alto de uma colina. Esta igreja deu inicio ao povoamento de Guarapari, sendo marco da fundação da Cidade. É tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio nacional. A igreja possui um grande acervo sacro, com peças do séculoo XVIII e está localizada na Rua João Cavati, s/nº, Centro, também conhecido como Morro da Igreja.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O edifício foi construído na antiga aldeia do Rio Verde – Atual Guarapari- em 1585, pelo Padre José de Anchieta. O templo foi dedicado primeiramente à Sant’ Ana e depois de aproximadamente 170 anos, em virtude de políticas jesuíticas, passou a homenagear Nossa Senhora da Conceição. Em 1760, a igreja ficou abandonada devido à expulsão dos jesuítas, o que resultou em sua decadência. Em 1880, recebeu sua primeira restauração que conferiu detalhes da arquitetura neo-barroca à fachada, essa intervenção ocorreu graças à preocupação do Governo do Estado em preservar o prédio. Em 1970, foi tombada pelo IPHAN como patrimônio nacional. Em 1972, passou por outra obra de restauração que resgatou a cobertura, forros e pintura geral.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.