Ibituruna – Estação Ferroviária


Imagem: Bruno Carvalho Leal

A Estação Ferroviária foi tombada pela Prefeitura Municipal de Ibituruna-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ibituruna-MG
Nome atribuído: Estação Ferroviária
Localização: R. Paulino Machado, n° 441 – Bairro São Sebastião – Ibituruna-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 009/2006

Descrição: Estação Ferroviária, inaugurada em 1885 na expansão daRede Mineira de Viação (RMV), pela Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). A ferrovia ligava Sítio14 (atual Antônio Carlos), último ponto da Estrada de Ferro Dom PedroII, a Aureliano Mourão (distrito de Bom Sucesso), onde a estrada era dividida em dois ramais,um que seguia para Oliveira e outro para Ribeirão Vermelho.
A tração a vapor entre Aureliano Mourão – Ibituruna – Nazareno – São João Del Rei –Tiradentes – Sítio (Antônio Carlos), num percurso de aproximadamente 200 km foierradicado em 1984, restando apenas os doze quilômetros do turismo ferroviário entreTiradentes e São João Del Rei.
Fonte: Nízea Andrade Coelho.

Histórico do município: É uma das localidades mineiras que conservam o nome primitivo, Ibituruna (Etimologia: serra negra ou nuvem negra). A verdade é que o nome apareça desde a bandeira de Fernão Dias Pais, que depois de transpor o Rio Grande, estabeleceu o primário arraial na Ibituruna, o mais antigo lar da pátria mineira.
Em 31 de agosto de 1728, consta a provisão de licença aos moradores da Ibituruna, distrito da freguesia de São João del-Rei do Rio das Mortes, para erigirem uma capela em o dito sítio da Ibituruna.
Em 17 de novembro de 1865, surgiu como freguesia, transferiu a sede da paróquia de Nazaré para a capela de São Gonçalo do Ibituruna. Pouco depois, voltou a sede da freguesia para o arraial de Nossa Senhora do Nazaré, em 16 de setembro de 1870. Novamente foi criada a freguesia em 30 de outubro de 1875, com o título de São Gonçalo da Ibituruna; foi instituída canonicamente a 18 de agosto de 1877.
Em 7 de setembro de 1923, mudou a denominação do então distrito do município de Bom Sucesso, de São Gonçalo da Ibituruna para Ibituruna.
Em 30 de dezembro de 1962, criou o município de Ibituruna, desmembrado do de Bom Sucesso.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Nízea Andrade Coelho


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.