Ibituruna – Igreja Matriz de São Gonçalo Amarante


Imagem: Marcelo Gutto

A Igreja Matriz de São Gonçalo Amarante foi tombada pela Prefeitura Municipal de Ibituruna-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ibituruna-MG
Nome atribuído: Igreja Matriz de São Gonçalo Amarante
Localização: R. Silvestre Machado, s/n – Ibituruna-MG

Descrição: Construída no século XVII, preserva as características barrocas, mesmo após sua restauração no ano de 2002. No altar central encontram molduras em madeira revestidas em pó de ouro. As imagens têm valor imenso, pela data e pelos escultores que as construíram . Os objetos usados na sua ornamentação são originais em folhas de prata e ouro. As celebrações são constantes com os rituais coloniais preservados. Construída em 27.11.1769.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Descrição: A capela de São Gonçalo do Amarante foi criada por provisão em 1769. A partir daí, passou por diversas modificações até chegar aos dias de hoje. O tempo fez com que características do barroco fossem perdidas, pouco se vê das características originais. Dentro do templo, conserva-se a imagem primitiva de São Gonçalo do Amarante. Porém, algumas imagens foram roubadas e nunca recuperadas.
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: É uma das localidades mineiras que conservam o nome primitivo, Ibituruna (Etimologia: serra negra ou nuvem negra). A verdade é que o nome apareça desde a bandeira de Fernão Dias Pais, que depois de transpor o Rio Grande, estabeleceu o primário arraial na Ibituruna, o mais antigo lar da pátria mineira.
Em 31 de agosto de 1728, consta a provisão de licença aos moradores da Ibituruna, distrito da freguesia de São João del-Rei do Rio das Mortes, para erigirem uma capela em o dito sítio da Ibituruna.
Em 17 de novembro de 1865, surgiu como freguesia, transferiu a sede da paróquia de Nazaré para a capela de São Gonçalo do Ibituruna. Pouco depois, voltou a sede da freguesia para o arraial de Nossa Senhora do Nazaré, em 16 de setembro de 1870. Novamente foi criada a freguesia em 30 de outubro de 1875, com o título de São Gonçalo da Ibituruna; foi instituída canonicamente a 18 de agosto de 1877.
Em 7 de setembro de 1923, mudou a denominação do então distrito do município de Bom Sucesso, de São Gonçalo da Ibituruna para Ibituruna.
Em 30 de dezembro de 1962, criou o município de Ibituruna, desmembrado do de Bom Sucesso.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
Wikipedia


1 comments

  1. Cid Jose da Silva |

    Amo esta Terra onde nasci e residi até 1966 quando por questões profissionais mudamos para Itaúna ~MG hoje resido em BH,
    Mas foi ai que aprendi a dar meus primeiros passos na vida. Tenho muitas saudades desta terra maravilhosa e abençoada.
    Cid José da Silva

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *