Içara – Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes


A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes foi tombada pela Prefeitura Municipal de Içara-SC por sua importância histórica para a cidade.

Prefeitura Municipal de Içara-SC
Nome Atribuído: Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes
Localização: Praça da Matriz – Centro – Içara-SC
Decreto de Tombamento: Decreto n° SE/875/92

Descrição: Local que oferece aulas de dança folclórica, artesanato, música, pintura, fica localizado no centro da cidade onde funcionava a antiga Igreja construída por italianos em 1944.
Fonte: Prefeitura.

Histórico do município: Localizada a 92 quilômetros de Laguna e a 180 de Florianópolis, na região carbonífera, Içara foi povoada a partir do início do século XX, quando imigrantes italianos vindos de Criciúma desbravaram o sertão e instalaram-se por lá. Antes fazendo parte de Criciúma, o município foi emancipado em 30 de dezembro de 1961. Içara recebeu este nome em função da “Içaroba”, de um tipo de palmeira com nome indígena abundante na região. Hoje, a cidade é a maior produtora de mel de Santa Catarina, além de dedicar-se à fumicultura, comércio e indústria, e contando com um lindo Balneário e uma bela visão paisagística, Içara não poderia deixar de investir também no turismo.
Colonizada por açorianos, esta região mescla o turismo histórico de Laguna – terra de Anita Garibaldi, com as belas praias de Imbituba e Garopaba, conhecidas internacionalmente pela qualidade de suas ondas. Imbituba ainda oferece a observação de baleias que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. Outra opção é visitar, em Criciúma, a única mina de carvão aberta a visitação no país ou se deliciar em estâncias hidrominerais de Gravatal que completam esse incrível roteiro de encantos.
Fonte: Prefeitura.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


2 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *