Itabaiana – Coreto de Itabaiana


Imagem: Governo do Estado

O Coreto de Itabaiana-PB foi tombado por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Coreto de Itabaiana
Localização: Praça Álvaro Machado – Itabaiana-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 8.660, de 26/08/1980

Descrição: A praça é a maior da cidade e nela está a matriz de Nossa Senhora da Conceição, além do coreto mais antigo do Nordeste, cuja construção começou em novembro de 1913 e foi inaugurada em maio de 1914.
Fonte: Governo do Estado.

Histórico do município: O Nome do Município apresenta controvérsia em torno de sua correta grafia. Para uns, é simplesmente Tabaiana, vocábulo indígena taba-anga = morada das almas, enquanto outros registram Ita-baiana: ita = pedra e baiana = dança, alusivo a uma pedra vermelha então existente no leito do rio Paraíba, que fazia movimentos rotatórios.

Em meados do século XVIII, tem início a formação do núcleo colonial que originou Itabaiana, com os fundamentos da Missão do Pilar, estabelecidos no local pelos jesuítas. Há quem afirme ter sido padre Fidélis o fundador da povoação, localizada no município de Pilar. Inclusive no ano de 1864, foi criada a comarca de Itabaiana, com jurisdição sobre o território de Pilar.

Na primeira metade do século XIX, a população de Itabaiana participou dos movimentos liberais revolucionários que se sucederam em 1817, 1824 e 1848. Ainda hoje há vestígios dos combates travados no riacho das Pedras entre os revoltosos de Félix Antônio e os legalistas do Presidente Felipe Nery, estes sob o comando do coronel Estêvão Carneiro da Cunha.
Fonte: Prefeitura Municipal.

VÍDEO:

Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.