Itaguaí – Conjunto da Igreja Matriz de São Francisco Xavier


Imagem: Google Street View

O Conjunto da Igreja Matriz de São Francisco Xavier, em Itaguaí-RJ, foi tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Conjunto da Igreja Matriz de São Francisco Xavier
Localização: Praça D. Luís Guanella, n° 136 – Itaguaí-RJ
Processo de Tombamento: E-18/001.478/2005
Tombamento Provisório: 25/05/2006

Origem da Vila  de São Francisco Xavier de Itaguaí, a igreja e remanescente  do antigo convento jesuítico  edificado entre os anos  de 1718 e 1729, construindo-se em marco do processo  de formação urbana da atual Itaguaí. O conjunto originalmente edificado matinha o partido tradicional da quadra, formado pelo colégio, demolido em 1961, e igreja ao redor de claustro central, muito utilizado pela ordem dos Jesuítas. Sua implantação, em cota de nível elevada, seguindo também uma escolha tradicional da Ordem para favorecer a visibilidade do território, destaca a presença da igreja, hoje integrada a malha urbana. O tombamento inclui imagens em madeira de São Francisco Xavier e de Nossa Senhora do Pilar e dos pórticos 1 e 2 de acesso ao cemitério.

Igreja Matriz de São Francisco Xavier; Imagem em madeira de São Francisco Xavier; Imagem em madeira de Nossa Senhora do Pilar; Pórticos 1 e 2 de acesso ao Cemitério Municipal.
Fonte: Inepac.


1 comments

  1. Luis Carlos Reis |

    Boa tarde. Gostaria de obter informações sobre os marcos jesuíticos originais fixados em 1596 e 1729 pelos jesuítas na demarcação da Fazenda de Santa Cruz. Já sobre o desaparecimento/subtração de todos, mas, suspeito que alguns possam ter sido transladados para o antigo Colégio dos Jesuítas (instalado no Morro do Castelo) ou talvez em algum órgão de proteção patrimonial. É possível também que alguns deles possam estar soterrados ou afundados em terrenos alagadiços, como os locais realçados no mapa do tombo dos jesuítas de 1731 e reproduzidos no século seguinte. Agradeço muitíssimo a atenção. Luís Carlos Reis, (21)996033986; [email protected]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *