Itaiópolis – Igreja Santo Estanislau


Imagem: Swendt

A Igreja Santo Estanislau, em Itaiópolis-SC, foi construída entre 1915 e 1922, em estilo neo-gótico, com grandes portas de madeira.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Igreja Santo Estanislau
Localização: Itaiópolis-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

Descrição: A Igreja de Santo Estanislau é uma igreja Católica Apostólica Romana, localizada em Itaiópolis, Santa Catarina, Brasil. A igreja e o seu entorno têm relevante importância mediante as marcas da colonização polonesa típica da região, e considera-se que seria o maior templo católico construído por imigrantes poloneses na América Latina. A igreja pertence à Diocese de Joinville, e foi construída entre 1915 e 1922.
Foi construída em estilo neogótico, com grandes portas de madeira, possuindo a planta no formato de uma cruz: uma nave central entrecortada por duas capelas e a capela-mor. Seu telhado era coberto por telhas francesas, mas, mediante as fortes tempestades foi substituído por uma cobertura de zinco. A igreja possui 54 metros de comprimento, a nave central tem 11 metros de largura, e as naves laterais, em forma de cruz, têm 24 metros. A torre mede 54 metros de altura, e nela estão o relógio, os sinos e, externamente a águia branca, símbolo dos poloneses.
Fonte: Wikipedia.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome atribuído:
Igreja de Santo Estanislau
Número do Processo:
094/1998
Decreto de Tombamento:
n° 3.585, de 21/12/1998.

Descrição: Na Igreja de Santo Estanislau concentra-se todo o esmero e profusão decorativa próprios da cultura polonesa. Construída em alvenaria de tijolos, de gosto neogótico, foi inaugurada em 1925. O projeto original é assinado pelo escritório J. Ficinski e a construção teve como mestre de obras o Sr. Antônio Reszewski, então morador da linha São João.

Para a construção de alvenaria autoportante, utilizou-se de materiais locais como a cal e tijolos das olarias vizinhas. O partido arquitetônico encontra-se conformado em nave entrecortadas por duas capelas laterais e capela mor. Uma robusta torrre única centraliza a fachada dominando a volumetria. No telhado com grande inclinação, um lanternim impõe-se no encontro das cumeeiras do transepto e originalmente possuía telhas francesas. As aberturas em arcos ogivais, as molduras com tratamentos pontiagudos e seus pináculos de arremates, além dos vitrais utilizados nos fechamentos dos vãos, com grande variedade de cores e motivos, atestam o estilo neogótico.

Mas é no interior que o decorativismo polonês se expressa com toda a sua força, seja nos motivos variadíssimos de policromia vibrante da pintura estêncil, seja no trabalho de entalhe em madeira. Desses, há que se destacar as primorosas peças do púlpito, coro e escada em caracol que lhe dá acesso. As paredes são divididas por grupos de pilares cilíndricos, cada um correspondendo a um elemento das arcadas e das abóbadas. A grande inclinação da cobertura oferece altura suficiente para o desenvolvimento de abóbadas de cruzaria de ogivas em estuque, delicadamente marcadas por nervuras na cor vermelha e motivos fitomorfos. Na parede dos fundos do altar-mor, no alto, encontra-se pintada, em forma de medalhão, a imagem de Nª Sª de Czestohowa, de tradicional devoção na Polônia.

Muitas pessoas que ajudaram a erguer esse templo encontram-se sepultada no cemitério anexo, que pode ser considerado tão importante, historicamente, quanto o acervo arquitetônico.

A Igreja de Santo Estanislau foi tombada pela FCC em 1998.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Prefeitura Municipal
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *