Itajaí – Casa Burghardt


Imagem: Google Street View

A Casa Burghardt, em Itajaí-SC, foi construída em 1902, em estilo eclético de influência germânica.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa Burghardt
Localização: R. Lauro Müller, nº 17 – Itajaí-SC
Número do Processo: Nº 166/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.460, de 23/11/2001
Uso Atual: Museu Histórico de Itajaí

Descrição: Construída em 1902, tem estilo eclético de influência germânica. Destaca-se pelos 4 frontões, onde cada pavimento é tratado de forma diferenciada. Os frontões que arrematam as extremidades das áreas do sótão receberam um esmerado tratamento de curvas e ornatos próprios do barroco alemão. Sede da Fundação Cultural de Itajaí e Galeria de Artes.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A Casa Burghardt, construída em 1904, possui fachada ornamentada com motivos clássicos e quatro frontões, um em cada lateral do edifício. Cada pavimento é tratado de forma diferenciada. O térreo tem ornamentação em argamassa imitando alvenaria de pedras, o segundo pavimento possui uma sequência de pilastras gêmeas e o terceiro pavimento é formado por um imponente frontão.
Fonte: FCC.

Descrição: As edificações tombadas no município de Itajaí são unidades que documentam o importante surto desenvolvimentista do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. São edifícios ecléticos, símbolos do progresso, implementados pela atividade portuária que se desenvolveu neste município. Aí está representada a arquitetura dos grandes casarões assobradados, dotados de imponentes frontões voltados para a rua principal com a nítida contribuição dos imigrantes alemães e italianos.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.