Itajaí – Casa de Cultura Dide Brandão


Imagem: Google Street View

A Casa de Cultura Dide Brandão, em Joinville-SC, foi inaugurada em 1982, onde então funcionava a Escola Básica Victor Meirelles.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa de Cultura Dide Brandão (Antigo Grupo Escolar Victor Meirelles)
Outros Nomes: Antigo Grupo Escolar Victor Meirelles
Localização: R. Hercílio Luz, nº 83 – Itajaí-SC
Número do Processo: Nº 164/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.460, de 23/11/2001

Descrição: A Casa da Cultura Dide Brandão foi inaugurada em 1982, onde então funcionava a Escola Básica Victor Meirelles, cedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a Casa nasceu com o objetivo de elevar o nível intelectual da comunidade, por meio de vivência cultural constante; oportunizar ocasiões de ensino-aprendizagem estético e propiciar o desenvolvimento do seu senso crítico através do ensino de diversas linguagens artístico-culturais, por meio de cursos, oficinas e espetáculos.

A Casa da Cultura mantém sala de leitura, biblioteca, salas de aula, de estudo, auditório e galerias, onde são mostradas diversas formas de atividades artísticas, dando espaço para artistas locais e de outras regiões.

A instituição oferece cursos de Dança (Ballet e jazz) de Música (Violão, Guitarra, Bateria, Gaita de Boca, Violino, Coral, Técnica Vocal, Teclado, Piano) Cênicas (Teatro e Clown) e Plásticas (Desenho, Pintura em tela e Cerâmica)

No segundo semestre de 2009, a Casa foi fechada devido às más condições de conservação e suas atividades passaram a ocorrer em endereço temporário. No ano de 2010, as obras do restauro foram iniciadas, sendo finalizadas em 2012, com a reinauguração da Casa na data de comemoração dos seus 99 anos de edificação, em 4 de dezembro.

Restauro da Casa da Cultura de Itajaí – As obras de restauro contemplam projetos elétrico e hidráulico, restauração de todo o assoalho, estacamento em algumas paredes, troca do telhado. A obra de recuperação e restauração está orçada pelo projeto inicial em R$ 1 milhão 303 mil reais.
Fonte: Fundação Cultural de Itajaí.

Descrição: Inaugurado em 1913, o edifício da atual Casa da Cultura foi construído para abrigar o Grupo Escolar Victor Meirelles. O prédio era dividido em seção masculina e seção feminina. Sua arquitetura eclética apresenta vergas retas em todas as esquadrias.
Fonte: FCC.

Descrição: As edificações tombadas no município de Itajaí são unidades que documentam o importante surto desenvolvimentista do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. São edifícios ecléticos, símbolos do progresso, implementados pela atividade portuária que se desenvolveu neste município. Aí está representada a arquitetura dos grandes casarões assobradados, dotados de imponentes frontões voltados para a rua principal com a nítida contribuição dos imigrantes alemães e italianos.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundação Cultural de Itajaí


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *