Itajaí – Casa Konder


Imagem: Google Street View

A Casa Konder, em Itajaí-SC, data do final do século XIX. Abrigou distinta família de imigrantes ativos na vida política republicana.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa Konder
Localização: R. Lauro Müller, nº 73 – Itajaí-SC
Número do Processo: Nº 162/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.460, de 23/11/2001

Descrição: A Casa data do final do século XIX. É uma das edificações tombadas pelo patrimônio histórico da cidade. Abrigou distinta família de imigrantes ativos na vida política republicana. Ao longo do século XX, a edificação teve muitos outros usos. Atualmente abriga a livraria Casa Aberta, um dos primeiros sebos de Santa Catarina e pioneiro em Itajaí.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A denominada “Casa Konder” foi uma das primeiras construções realizadas pelo arquiteto alemão Reinhold Roenick. Tal edificação foi construída com o objetivo de tornar-se a segunda residência de Marcos Konder, o patriarca da família Konder, antes de sua última viagem à Alemanha, porém o mesmo nunca chegou a morar neste espaço uma vez que acabou por falecer ao aportar no porto alemão de Hamburgo. Em 1910 a “Casa Konder” passa a ser sede do Comitê Civilista Pró-Rui Barbosa criado por Marcos, Adolpho e Victor, filhos de Marcos Konder, desde então a casa passou a abrigar personagens políticos das esferas municipais, estaduais e federais. A algumas décadas a casa foi adquirida pela Caixa Econômica Federal e restaurada em 1980.
Localizada na Rua Lauro Müller, s/n, a edificação compõe um conjunto arquitetônico que documenta o surto desenvolvimentista entre o final do século XIX e início do XX. Os edifícios que compõe este conjunto são ecléticos, ligados a atividade portuária que ali se desenvolveu pela valorização da Erva Mate e da Madeira, e apresentam características de influência alemã e italiana. Esta edificação em especifica guarda traços neoclássicos, marcado pelas colunatas, frontão reto na fachada principal e arcos plenos de suas aberturas. O eixo de simetria é reforçado pela mansarda que se estende até o alinhamento da fachada, possuindo uma sacada de gradis ferro.
A casa atualmente encontra-se preservada e funciona como Livraria e Editora Casa Aberta.
O processo de tombamento foi realizado para todo o conjunto arquitetônico.
Fonte: UDESC.

Descrição: Concluída em 1897, a Casa Konder guarda traços do estilo neoclássico, marcado pelas colunatas, frontão reto na fachada principal e arcos plenos de suas aberturas. O eixo de simetria é reforçado pela mansarda que se estende até o alinhamento da fachada, possuindo uma bela sacada com gradis de ferro.
Fonte: FCC.

Descrição: As edificações tombadas no município de Itajaí são unidades que documentam o importante surto desenvolvimentista do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. São edifícios ecléticos, símbolos do progresso, implementados pela atividade portuária que se desenvolveu neste município. Aí está representada a arquitetura dos grandes casarões assobradados, dotados de imponentes frontões voltados para a rua principal com a nítida contribuição dos imigrantes alemães e italianos.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *