Itajaí – Palácio Marcos Konder


Imagem: Google Street View

O Palácio Marcos Konder, em Itajaí-SC, começou a ser construído em 1921 e foi concluído em 22 de outubro de 1925 pelo então prefeito Marcos Konder.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Localização: R. Hercílio Luz, nº 233, esquina com Av. Marcos Konder – Itajaí-SC
Número do Processo: Nº 165/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.460, de 23/11/2001
Uso Atual: Museu Histórico de Itajaí

Descrição: O Palácio Marcos Konder, localizado na Rua Hercílio Luz, no Centro de Itajaí, começou a ser construído em 1921 e foi concluído em 22 de outubro de 1925 pelo então prefeito Marcos Konder. Chamado de “Superinthendência de Itajhay” ele abrigou os três poderes da República até 1953, quando o Fórum deixou o prédio. Em 1973, foi a prefeitura que deixou a construção e em 1999 a estrutura não comportou mais a Câmara de Vereadores. As três torres que compõem o Palácio representam os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Após a criação da Fundação Genésio Miranda Lins, o período de 1976 a 1982 foi dedicado a remodelação da estrutura física do Palácio Marcos Konder para abrigar o Museu Histórico de Itajaí, inaugurado em 5 de janeiro de 1982. O Arquivo Histórico e a Biblioteca também ficaram instalados no Palácio até 1998, quando a construção passou por uma reforma no telhado. Desde 1999, somente o museu ocupa o espaço. Antes do fechamento para reforma, o museu recebia cerca de 25 mil visitantes por ano, entre turistas, moradores e escolas do município. Ao todo são 12 mil peças, divididas em seis coleções: Prefeitura de Itajaí, Poeta, Arte, Numismática e Medalhista, Cidade de Itajaí e Educativa.
Fonte: IBGE.

Descrição: O Palácio Marcos Konder é um exemplar tipicamente eclético, apresentando ornamentos clássicos nas pilastras e cimalhas que o compartimentam, além de aberturas em arco pleno. A grande janela existente sobre o hall do edifício possui características art-nouveau, ressaltada pelos torreões em cada extremidade do edifício, encimadas por curiosa cobertura inspirada em modelos centro-europeus. O edifício, cuja inauguração foi em 1925, serviu como sede da Prefeitura Municipal, Fórum da Comarca e Câmara de Vereadores, e hoje abriga o Museu Histórico de Itajaí.
Fonte: FCC.

Descrição: As edificações tombadas no município de Itajaí são unidades que documentam o importante surto desenvolvimentista do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. São edifícios ecléticos, símbolos do progresso, implementados pela atividade portuária que se desenvolveu neste município. Aí está representada a arquitetura dos grandes casarões assobradados, dotados de imponentes frontões voltados para a rua principal com a nítida contribuição dos imigrantes alemães e italianos.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
IBGE
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *