Itamarandiba – Sobrado Largo do Souza, nº 57


O Sobrado Largo do Souza, nº 57 foi tombado pela Prefeitura Municipal de Itamarandiba-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Itamarandiba-MG
Nome atribuído: Sobrado Largo do Souza nº 57 (propriedade de Maria do Rosário Campos Fernandes)
Localização: Largo do Souza, nº 57 – Itamarandiba-MG

História do município: A origem do município admite várias versões. Muitos acreditam que pode estar ligada aos desbravadores que atravessaram a região em busca de ouro. Para alguns, entretanto, o povoado se inicia quando antigos habitantes da Vila do Fanado, hoje Minas Novas, chegaram ao local e lá se fixaram, atraídos pela fertilidade da terra. Outros, ainda, afirmam que por volta de 1.674, o Bandeirante Fernão Paes Lemes saiu de São Paulo em busca das Esmeraldas. Entre 1.675 e 1.680 chegou lá pelas bandas do Norte de Minas Gerais e ali ergueram suas casas, por volta de 1760.O Povoado de São João Batista, antiga denominação de Itamarandiba, tem sua origem na exploração do ouro e pedras preciosas ainda no tempo dos Bandeirantes. Surgiu ao redor de uma primeira capela, em 1.765. Porém, antes disso, há vários indícios de que viviam na região populações indígenas; provavelmente “Bororós” e “Patachós”. Itamarandiba foi elevada a distrito em 1840, emancipando-se, finalmente em 1862. O nome: Itamarandiba, nos dizeres de Saint Hilaire significa: “Pedras Miúdas que rolam juntamente com as outras”. A origem do nome se deve aos eixos redondos que transpareciam rolando nas águas do rio. Seu patrimônio histórico tem como atrativo o povoado de Penha de Franca, de grande Beleza Arquitetônica. Como atrativos naturais o Parque Estadual da Serra Negra, que inclui-se na Cadeia do Espinhaço e a Reserva da Cascata, que é uma reserva da Mata Atlântica, além de diversas cachoeiras como a do Cardoso, do Miguel, dos Barbados, do Bálsamo e a Lapa do Veado são opções para a prática do Ecoturismo.
Itamarandiba surgiu em decorrência da exploração do ouro e pedras preciosas.
Em 1675, a bandeira de Fernão Dias Pais Lemes, formada por portugueses, baianos e paulistas, a procura de esmeraldas, por aqui passou, surgindo então um pequeno povoado que foi denominado de São João Batista. O nome São João Batista dado ao povoado, permaneceu até dia 07 de setembro de 1923, quando foi mudado para Itamarandiba palavra de origem indígena que significa “pedra miúda que rola juntamente com as outras”. Itamarandiba foi fundada em 24 de junho de 1865. Sendo seu primeiro presidente da Câmara, o Sr. capitão Manuel Francisco de Paula. Primeiro prefeito, Rvmº Padre João Afonso.Primeiro vigário, padre Joaquim da Circuncisão do senhor. Primeiro médico, Sr. Dr. Afonso Pavie. No dia 03 de maio de 1877, foi instalada a comarca até 1903 e foi reinstalada no dia 14 de julho de 1929.
A primeira escola de Itamarandiba chamava-se Escola Minta de 1º, 2º,3º e 4º ano.
A primeira luz elétrica foi colocada pelos senhores; Frederico Spichman e Sr. Geraldo Leonardo Costa, durou de 1912 à 1914. A primeira loja foi de D. Maria do Sr. Salvo Moreira. O primeiro dentista foi o Sr. Dr. Zezé dentista. É bom saber que antes da chegada dos bandeirantes portugueses, paulista e baianos aqui habitavam os índios Bororós e Botucudos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *