Itanhaém – Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição


Imagem: Prefeitura Municipal

O conjunto da Igreja e do Convento de Nossa Senhora da Conceição foi construído no séc. XVI. O convento foi erguido por frei Miguel de São Francisco, por volta de 1713.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Convento e Igreja Franciscanos de Nossa Senhora da Conceição / Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Localização: Itanhaém-SP
Número do Processo: 0215-T-39
Livro Belas Artes: Nº inscr. 298, vol. 1, f. 051, 07/03/1941
Livro Histórico: Nº inscr. 159, vol. 1, f.026, 07/03/1941
Observação: “O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Proc. Administ. nº 13/85/SPHAN”.
Descrição: Convento de Nossa Senhora da Conceição.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição
Localização: Itanhaém-SP
Número do Processo: 00350/73
Resolução de Tombamento: ex-officio em 26/12/1974 (Sem publicação no D.O.E.)
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 102, p. 14, 06/05/1975
Descrição: Presume-se que a Igreja e o Convento de Nossa Senhora da Conceição já tivessem sido construídos no século XVI, devido à presença de algumas paredes muito antigas, anteriores à atual construção. Apenas no século XVIII o conjunto adquiriu a forma que até hoje perdura. O convento foi erguido por frei Miguel de São Francisco, por volta de 1713. Entre 1733 e 1734, foi ampliado por frei Rodrigo dos Anjos e, em 1833, sofreu um incêndio, sendo reconstruído apenas em 1865. Localizam-se no alto de um outeiro, erguidos em pedra e cal, conforme o costume no litoral paulista. O convento, construído em dois pavimentos, possui vitrais de Benedito Calixto e três altares em talha. O frontispício da igreja apresenta-se revestido de azulejos com arabescos pintados. À frente do edifício, do lado direito, encontra-se abandonado o corpo do antigo convento, sem cobertura. O conjunto passou por importantes restaurações ainda neste século, a primeira em 1921 e a segunda em 1941.
Fonte: Arquivo Condephaat.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


8 comments

  1. Larissa Fernanda Souza da Silva |

    Ele está totalmente abandonada e sujeito a perder todas as suas características originais.

    1. heloisa melo |

      Larissa, o Convento não está abandonado, a Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém faz a gestão do patrimônio do Convento desde julho de 2016. Infelizmente o Covento está fechado aos visitantes, mas muito se tem feito para que os projetos necessários para a reabertura e restauro do edifício estão em análise pelo órgãos de preservação. Tudo feito com muito esforço, responsabilidade e diligência pela gestão da Irmandade, não só par o edifício mas também para o acervo. Inclusive, nesse momento existe uma equipe trabalhando em um projeto para a preservação do acervo de paramentos litúrgicos que recebeu R$ 75 mil através do ProAC Edital 18/2018

  2. Abandonado
    Ate mesmo como cervantes mecionou ,conhecidencia nome do prefeito atual .Não estão fazendo nada .

  3. Giovanni |

    O convento reabre no aniversário de 491 anos da cidade, dia 22 de abril de 2023.

  4. Sim, Larissa tem razão, passados 4 anos. Estive lá ontem, aniversário da cidade, tentando visitar o convento e Igreja. Eram 17 hs. A Igreja e o entorno têm o aspecto de abandono. Lamentável.

  5. eu visitei essa igreja em 5 DE ABRIL DE 1995 e assinei claudia camargo e meu esposo na epoca luiz otavio camargo hj sou viuiva NOSSA COMO EU GOSTARIA DE REVER mas hj moro fora mas tenho issso em meu coracao

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *