Itapetininga – Casa de Câmara e Cadeia


Imagem: Condephaat

A antiga Casa de Câmara e Cadeia de Itapetininga é da primeira metade do séc. XIX. Edifício funcional para administração e segurança públicas de matrizes lusitanas.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome Atribuído: Casa de Câmara e Cadeia
Localização: Praça Marechal Deodoro, n° 305 – Itapetininga-SP
Processo de Tombamento: Processo de Tombamento n° 78581/17
Resolução de Tombamento: Decreto deTombamento n° SC-111, de 07/11/2018 – publicado no DOE de 10/11/2018, p. 54
Uso Atual: Centro Cultural e Histórico – Brazílio Ayres de Aguirre

Descrição: O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia e Prefeitura de Itapetininga é exemplar da primeira metade do século XIX da tipologia de edifício funcional para administração e segurança públicas de matrizes lusitanas, que se reproduziu desde o período colonial em todo o Brasil. É edificação representativa do papel de Itapetininga no conjunto das instalações do percurso conhecido como Caminho das Tropas. Insere-se no conjunto de edificações ligadas à administração e segurança construídas em taipa de pilão no século XIX em Piedade, Mogi das Cruzes e Atibaia.
O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia foi construído em etapas, sendo o primeiro pavimento de 1830 e o segundo da década de 1850, o que exemplifica o processo de transformação de edificações públicas para adaptar-se ao desenvolvimento dos locais em que se instalavam. A edificação sofreu expressivas transformações no século XX, com supressão de paredes e mudanças de linguagem plástica, momento em que se optou pelo estilo neocolonial, usual para edificações de caráter público nos anos 1940.
Fonte: Condephaat.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *