Itaporanga d’Ajuda – Casa de Tejupeba e Capela do Colégio


Imagem: Acervo Digital do Iphan

A Casa de Tejupeba e Capela do Colégio, em Itaporanga d’Ajuda-SE, foi a primeira construção realizada pelos jesuítas na Colônia Portuguesa na América.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa de Tejupeba e Capela do Colégio
Localização: Itaporanga d’Ajuda-SE
Número do Processo: 289-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 213, de 21/05/1943
Observações: O tombamento inclui todo o acervo da Capela, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: O município de Itaporanga d’Ajuda está localizado no local onde foi fundada a aldeia de Santo Ignácio, em 1575. O nome original da cidade era N. Sra. da Ajuda de Itaporanga. A localidade foi elevada a categoria de vila em 10/05/1854. A cidade está situada num ponto estreito do vale do Vasa-Barris, rio que corta o sudeste do município. Presume-se que a construção seja a primeira realizada pelos jesuítas na Colônia Portuguesa na América. O nome Tejupeba, ou Tejujeba se dá por causa de um riacho de mesmo nome, existente na região. A fachada da igreja é enquadrada por cunhais, possuindo porta de verga curva, ombreiras, cimalhas e sobrecimalhas onduladas e folhas almofadadas. O coro possui três janelas com o mesmo acabamento da portada. O frontão possui volutas e é encimado por cruz, tendo óculo no tímpano. A construção possui duas torres laterais com portas e janelas semelhantes às da fachada. A parte superior possui óculo e janelas sineiras em arco pleno. Os telhados são em formato de bulbo (cúpula), coroado por pináculos. As fachadas laterais apresentam arcadas fechadas até o meio, encimadas por outras que tem bandeiras envidraçadas. As fachadas também possuem portas e janelas de verga curva. O telhado é em duas águas, dividido em dois níveis. O interior possui altares recentes. A capela-mor é separada da nave por um pequeno gradil de balaústres. Existem altares colaterais de canto. Na nave encontram-se tribunas com guarda-corpo em madeira e púlpito, também em madeira. A pia batismal é de pedra calcária esculpida. O coro possui gradil em madeiramento. A capela também possui oratório. A casa da fazenda possui um alpendre apoiado sobre consolos de madeira. Na parte de baixo existem três portas de vergas curvas. O peitoril é fechado, de taipa. Há um corpo lateral também com varanda. A sala central, no segundo pavimento, sobe além do telhado, recebendo iluminação por janelas. A construção é realizada em taipa.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *