Iturama – Feira Cultural


Imagem: Prefeitura Municipal

A Feira Cultural: Iturama e região mostram seus talentos foi registrada pela Prefeitura Municipal de Iturama-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Iturama-MG
Nome atribuído: Feira Cultural: Iturama e região mostram seus talentos (Lugares)
Localização: Iturama-MG
Decreto de Tombamento: I. 001/2014 Decreto n° 6.047/2014
Livro de Registro dos Lugares

Descrição: A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Iturama garantiu com excelência o sucesso da Tradicional Feira Cultural, uma Recriação do Bem Imaterial, com a participação das escolas municipais, faculdades e Universidades, grupos de Danças, Poesia, Folia de Reis, Catira, Capoeira, Caminhada com a melhor Idade, música de Viola e muitas outras apresentações artísticas.
Além da programação do dia 30, a manhã do 1º de Maio, foi coroada com diversas atrações. O evento começou com asteamento das bandeiras, benção do dia do Trabalhador feita pelo Padre Juninho e pronunciamento das autoridades que homenagearam a Banda Municipal Santa Rosa e a Associação dos Artesãos de Iturama.
Ainda pela manhã, aconteceu simultaneamente, na Praça do Santuário a saída da 1ª Caminhada Solidária, com a Melhor Idade coordenada pela secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Usina Coruripe e apresentação da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (Abada Capoeira) com a Coordenação do Graduado Mola e o Centro Cultural Esportivo de Capoeira Arte Brasileira – Mestre Lua.
No palco principal, aconteceram as apresentações das escolas Municipais: Jandira Silva Chaves, Lourival Baptista Câmara, Dalva Barbosa Garrido, Diretora Maria Sarah, José Tiago de Queiroz, Maria de Queiroz Barbosa, Santa Rosa, João Ribeiro Rosa, Agrícola Alípio Soares Barbosa e também do CESU – Dª Fiúca e do colégio COC. As apresentações deixaram os olhos de professores, pais e publico presente brilhando.
A Folia de Santos Reis “Cia Banda do Oriente”, iniciou a apresentação por volta das 11 horas, em frente o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde foi recebido pela Marinez de Paula Queiroz responsável pelo setor de patrimônio cultural do município, passando pelos estandes até chegar ao palco onde foram recepcionados pela Secretária de Cultura Ilma Rodrigues e pela diretora da Casa da Cultura, Zilá Queiroz.
De origem portuguesa, a Folia de Reis é uma Festa católica ligada à comemoração do Natal, comemorada desde o século XIX. Segundo a lenda, quando Jesus nasceu, os Três Reis Magos foram visitá-lo, levando presentes. Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
O grupo da folia de reis é formado pelo mestre ou embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões.
As apresentações seguiram durante a tarde com Fernanda Behn (MPB), Banda Edição, Maria Fernanda, UFTM/Faculdade FAMA, (Banda FAMA COC), Equilíbrio Centro de Saúde, Anita & Liriel, Academia Fisiofitness (CROSSFIT, KARATÊ), Grupo Capoeira e Arte – “Contra Mestre Cobra Verde” e Show com Marcos Guerra.
Após um intervalo, às 20 horas foram retomadas as atrações, Banda Siloé (Gospel), Rodrigo di Brito, Grupo Só Refrão, Heloísa Graciano, Talis & Taironi e Nicolas que encerrou com chave de ouro a XIX Edição da Feira Cultural Iturama e Região mostram seus talentos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: A Fazenda Santa Rosa era uma pousada de mascates, tropeiros e boiadeiros e se localizava em uma região onde habitavam os índios caiapós. Assim surgiu o primeiro povoado denominado de Santa Rosa, pertencente ao município de Frutal. Em 1905, foi construída uma capela, conforme a vontade da doadora.
A igrejinha que funcionou como referência para a consolidação do lugarejo é hoje a Paróquia de Santa Rosa de Lima. Em seguida começou a venda de áreas às pessoas interessadas, levando ao surgimento das primeiras casas.
Quando o município de Campina Verde foi criado, em 1938, o povoado de Santa Rosa foi elevado a distrito. Em 1943, passou a se chamar Camélia. Em 1948 o município foi emancipado com o nome de Iturama.
Iturama significa cidades de muitas quedas de água. O povoado que deu origem à cidade se localizava numa região com muitas cachoeiras, a 20 quilômetros da atual sede urbana.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *