Jacarezinho – Pinturas Murais de Eugênio de Proença Sigaud


Imagem: CPC

As Pinturas Murais Eugênio de Proença Sigaud cobrem 600m do interior da nave, das paredes laterais do transepto e da cúpula.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Pinturas Murais Eugênio de Proença Sigaud
Localização: Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Catedral Diocesana de Jacarezinho – Centro – Jacarezinho-PR
Número do Processo: 16/90
Livro do Tombo: Inscr. Nº 08-III

Descrição: O Nordeste do Estado do Paraná só começou a ser efetivamente ocupado no último quartel do século passado, com o estabelecimento de pequenas e médias fazendas agrícolas. Em 1890 é fundado nessa região o distrito de Nova Alcântara, sendo elevado à categoria de município, 10 anos depois.
Em 1903 o município recebe a denominação de Jacarezinho, em homenagem ao rio assim chamado, por ele se constituir no principal acidente geográfico do município. Quase meio século mais tarde é construída a catedral, com a invocação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e entregue à comunidade em 1949 pelo então bispo diocesano, D. Geraldo de Proença Sigaud. Em 1954 chega à cidade o pintor Eugênio de Proença Sigaud, a convite do bispo, seu irmão, para executar os trabalhos de decoração das paredes da catedral.
Misturando o sagrado e o profano, num total de, aproximadamente, 600m, cobrindo o interior da nave, as paredes laterais do transepto e a cúpula, e elaborados sobre diferentes suportes, os painéis, composições figurativas ao mesmo tempo toscas e rudes, no que concerne à ousadia das cores e à energia dos volumes, sobrepõem-se pelo seu elevado valor artístico ao valor arquitetônico da edificação.
Pintados a óleo por Eugênio de Proença Sigaud, no decorrer do ano de 1957, exibem desenho trepidante e nervoso, traduzido pela opção dos grandes planos que valorizam e dramatizam toda a composição, fazendo ressaltar, outrossim, a virilidade das cores, notadamente as quentes.
Seu autor, arquiteto, gravador, desenhista e pintor de grandes méritos, fez os estudos superiores na antiga Escola Nacional de Belas Artes e, paralelamente ao curso regular, estudou desenho com Modesto Brocos, então o grande mestre da disciplina. A partir de 1924, passou a figurar no Salão Nacional de Belas Artes, nele obtendo as medalhas de bronze e prata, esta já na Divisão Moderna, em 1942. Participou, também, de muitas exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, e esteve presente na I Bienal de São Paulo, em 1951, e em quase todos os Salões Nacionais de Arte Moderna, entre 1952 e 1967. A partir de 1935, passou a dedicar-se à pintura mural, pesquisando técnicas diversas, além do óleo, como a encáustica clássica, a chamada greco-romana, ora trabalhando a fogo, ora a estendida a frio, como a têmpera e o afresco. Sua obra se caracteriza pela presença da temática centrada na atividade operária, sobretudo a do trabalhador em construção civil. Para os painéis da matriz de Jacarezinho, Sigaud utilizou, como modelos, pessoas da comunidade local. Nascido no Rio de Janeiro, em 1899, faleceu em 1971 na mesma cidade.
Fonte: CPC.

FOTOS:

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