Jacobina – Capela do Bom Jesus da Glória


Imagem: Google Street View

A Capela do Bom Jesus da Glória, em Jacobina-BA, foi fundada em 1706, pelos franciscanos, nas terras de propriedade da família Guedes de Brito.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela do Bom Jesus da Glória, também conhecida como a Igreja da Missão
Outros Nomes: Igreja de Bom Jesus da Glória; Capela de Bom Jesus da Glória
Localização: Praça das Missões, s/n – Jacobina-BA
Número do Processo: 490-T-1948
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 435, de 19/01/1972
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A Igreja e Convento de Bom Jesus da Glória, foram fundados em 1706, pelos franciscanos, nas terras de propriedade da família Guedes de Brito. Mais tarde, surgiria próxima a esta capela a Vila de Jacobina. Sua planta desenvolve-se simetricamente, segundo o eixo longitudinal, possuindo capela-mor e nave que são envolvidas pela sacristia, consistório, alpendre, capela lateral e copiar. Da varanda lateral, arrodeada de bancos, nasce a escada externa de acesso ao coro e púlpito. Sua fachada é dominada pela presença do copiar e torre sineira de madeira. O interior é sóbrio, só a capela-mor possui forro, que é prismático, em caixotões policromados. O púlpito, conserva na talha símbolos cristãos e indígenas. Dentre a imaginária destacam-se: dois crucifixos, com esplendores de prata, Nossa Senhora da Piedade e São Miguel.
Fonte: Iphan.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.