Jacobina – Igreja Matriz de Santo Antônio


Imagem: Paulo Souto

Sobre a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Jacobina-BA, sabe que a torre do lado do Evangelho foi construída, em 1895, com pedras da inacabada Igreja dos Remédios.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Igreja Matriz de Santo Antônio
Localização: Praça Castro Alves – Jacobina-BA
Território de Identidade: Piemonte da Diamantina
Processo de Tombamento: Nº 001/1994
Resolução de Tombamento: Nº 8.357/02, de 05/11/2002
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 45

Estado de conservação: Segundo vistoria técnica de 30/10/2001, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Jacobina, encontrava-se prejudicada por mutilação e inserção de elementos não condizentes com sua volumetria, disposição espacial e fachada. A estrutura do retábulo encontrava-se danificada pelos cupins. O forro do altar-mor possuía tábuas danificadas em locais diversificados e peças de sustentação necessitando de restauração.

Descrição: Em 1683 chegou à Salvador o segundo Arcebispo da Bahia, Fr. João de Madre Deus que, no mesmo ano, criou a Freguesia de Santo Antônio da Jacobina, com sede em Jacobina Velha, atual Campo Formoso. Rivalidades entre os Garcia D’Ávila e os Guedes de Brito motivaram, no ano de 1758, o desmembramento da antiga freguesia pelo Arcebispo D. José Botelho de Matos, passando a sede da nova freguesia para as terras da Casa da Ponte, no sítio da atual cidade. Ainda nesse ano foi nomeado o padre José de Souza Monteiro seu primeiro vigário. Alguns autores situam o desmembramento da freguesia, em 1752. Alguns anos depois, em 1895, foi construída a torre do lado do Evangelho, pelo vigário Ágio Moreira Maia, utilizando pedras da inacabada Igreja dos Remédios. Por fim, no ano de 1938 os padres Cistercienses passaram a administrar esta e demais igrejas da Paróquia.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Patrimônio de Influência Portuguesa


2 comments

  1. Tereza Cristina Fagundes |

    Por favor façam uma retificação: A Igreja Mtriz de Santo Antonio em Jacobina fica na Praça Castro Alves e não como está neste site

    IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
    Nome atribuído: Igreja Matriz de Santo Antônio
    Localização: Praça Rui Barbosa – Jacobina-BA

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.