Jacupiranga – Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição


Imagem: Condephaat

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Jacupiranga-SP, foi erguida em 1888, pelo fundador da cidade, Coronel Mesquita.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído:
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Localização:
Praça Tenente Coronel Mesquita – Jacupiranga-SP
Número do Processo: 45347/02
Resolução de Tombamento: Resolução SC-65, de 21/06/2016
Publicação do Diário Oficial: D.O.E. 22/06/2016, p. 40
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 448
Observação: Tombado após edição do Decreto 48137/03: ver resolução de tombamento.

Descrição: A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1888, é marco histórico da ocupação do atual município de Jacupiranga no Vale do Ribeira do Iguape, definindo e consolidando a fixação dos primeiros habitantes naquela localidade. Destaca-se sua implantação voltada para o leito do Rio Jacupiranga, agenciamento típico das ocupações do Vale do Ribeira onde o transporte fluvial desempenhou papel central no abastecimento e conformação urbana dos municípios. A Igreja documenta técnicas construtivas pretéritas, com a presença de taipas de pilão em seu arcabouço e de tijolos introduzidos pelas obras modernizadoras realizadas no final do século XIX, plasmadas no ecletismo da fachada e torre singular, marca da presença de imigrantes que chegavam à região. Se constitui em forte símbolo de identificação e pertencimento para parte da população jacupiranguense.
Fonte: Processo de Tombamento.

História do município: A margem direita do rio Jacupiranga, em 1864 estabeleceu-se com uma pequena casa comercial o português Antônio Pinto Magalhães Mesquita.
O pequeno núcleo que então, se formou com o auxílio de Hildelbrando de Macedo, Manoel Pinto de Almeida e Francisco Lara de França, recebeu inicialmente o nome de Botujuru (do tupi, ÿbytú-yuru”= boca do vento).
A região, cercada pelos primeiros contra-fortes da serra de Paranapiacaba, corresponde ao vale do rio Jacupiranga, afluente do Ribeira de Iguape, com um curso de baixa altitude e extremamente sinuoso. Este fato porém, embora dando-lhe caráter de navegabilidade, estava quase sempre entulhado de detritos trazidos pelas cheias.
A ligação com o litoral de Iguape era feito com dificuldade com canoas, praticamente só abaixo da barra do rio Capinzal, retardando o desenvolvimento da povoação. Em 12 de junho de 1887 inaugurou-se a primeira linha de navegação a vapor, com a lancha “Ondina” que fazia a ligação entre Iguape e a barra do rio Capinzal, prosseguindo daí em diante com canoas.
Botujuru foi elevado por lei provincial de abril de 1870 à categoria de Freguesia, tendo sua denominação alterada para Jacupiranga, que do tupi ÿacu-piranga”, significa Jacu do peito vermelho (ave da família dos “crácidas”).
Em 1888, o fundador, Coronel Mesquita construiu a Igreja, em substituição a antiga capela de Imaculada Conceição, erguida com a colaboração dos primeiros povoadores.
O Município de Jacupiranga foi instalado em junho de 1928, abrangendo na época, o território atual Pariqueraçu.
Fonte: IBGE

MAIS INFORMAÇÕES:
Condephaat
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *