Jaguarão – Ponte Internacional Mauá


Imagem: Portal Brasil

A Ponte Internacional Barão de Mauá localiza-se na região fronteiriça Brasil – Uruguai. Liga as cidades de Jaguarão (Rio Grande do Sul) e Rio Branco (Uruguai).

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Ponte Internacional Mauá
Localização: Jaguarão-RS
Número do Processo: 1570-T-2009
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 01/07/2012
Livro do Tombo Artes Aplicadas: Inscrito em 09/2012

Mercosul – Mercado Comum do Sul
Nome atribuído: Ponte Internacional Barão de Mauá – Brasil e Uruguai
Localização: Jaguarão-RS
Dossiê do Tombamento da Ponte Internacional Barão de Mauá

Descrição: A Ponte Internacional Barão de Mauá – tombada pelo Iphan, em 2011 – é o primeiro bem binacional reconhecido pelo Mercosul Cultural e recebeu o Certificado de Patrimônio Cultural das autoridades brasileiras e uruguaias, em maio de 2015, em Jaguarão (RS). O monumento localiza-se na região fronteiriça Brasil – Uruguai e está sob a responsabilidade da Comissão Binacional para Gestão da Ponte Barão de Mauá, na Prefeitura Municipal de Jaguarão, conforme acordo firmado entre o Iphan e a Comissão de Patrimônio Cultural do Uruguai.
Liga as cidades de Jaguarão (Rio Grande do Sul) e Rio Branco (Uruguai) e foi declarada Monumento Histórico Nacional, pelo Uruguai, em 1977. A Ponte possui valor associado a processos históricos vinculados aos movimentos de autodeterminação ou expressão comum da região perante o mundo, e representa os esforços de união regional e está diretamente relacionado às referências culturais compartilhadas pelos dois países.

História – No início de seu povoamento, a vila Jaguarão era palco de disputas e batalhas entre as coroas de Portugal e Espanha, durante o período conhecido como União Ibérica (1580-1640), o que deu à cidade uma atmosfera militar. Esse também foi o período de descobertas das primeiras minas de prata na região andina e de um grande movimento de viajantes na região.
No entanto, apesar das disputas, a população sempre transitou entre os dois lados do rio Jaguarão. A Ponte foi financiada pelo Uruguai em decorrência de uma dívida de guerra com o Brasil e construída entre 1927 e 1930. Naquela época, era a maior obra de infraestrutura em concreto armado sendo erguida na América do Sul e a primeira deste tipo construída entre os países da região para aproximá-los política, econômica e culturalmente.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Iphan
Iphan


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.