Jaguariúna – Conjunto da Estação Ferroviária


Imagem: enioprado

O Conjunto da Estação Ferroviária, em Jaguariúna-SP, foi tombado por sua importância histórica para a região.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído:
Conjunto da Estação Ferroviária de Jaguariúna – Rua Amazonas e Rua Holanda
Localização:
R. Amazonas, esquina com R. Holanda – Jaguariúna-SP
Número do Processo: 31660/94
Resolução de Tombamento: Resolução SC-66, de 21/06/2016
Publicação do Diário Oficial: D.O.E. 22/06/2016, p. 40 e 41
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 449
Observação: Tombado após edição do Decreto 48137/03: ver resolução de tombamento.

Descrição: A Estação Ferroviária de Jaguariúna foi a última parada do primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurado em 1875 sob a denominação Viação Férrea Campinas-Jaguariúna e posteriormente estendido, no mesmo ano, por um ramal até Amparo. No curso histórico desta ferrovia, a Estação de Jaguariúna teve papel fundamental no escoamento da produção agrícola proveniente das ricas terras de Amparo e região, marcando fortemente a dinâmica do conhecido ramal. O atual prédio da estação foi inaugurado em 1945 e suas características arquitetônicas neocoloniais agregam ao edifício maior significado entre as demais estações da linha. Atualmente, é considerado um importante ponto turístico do município que oferece visitas ao Museu Ferroviário e passeios de trem entre esta estação e a de Anhumas, passando pelas demais estações da VFCJ: Carlos Gomes, Desembargador Furtado, Tanquinho e Pedro Américo. Deste modo, os elementos antigos do conjunto continuam preservados, com aproveitamento do local para novas atividades.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: A cidade teve função terminal para o primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurado em 1875 sob a denominação Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, que foi estendido no mesmo ano por um ramal até Amparo. O atual prédio da estação foi inaugurado em 1945 e suas características arquitetônicas neocoloniais agregam ao edifício maior significado entre as demais estações da linha.
Atualmente, o local é um ponto turístico do município e oferece passeios de trem para a estação de Anhumas (Campinas), passando pelas de Tanquinho e Carlos Gomes. Deste modo, os elementos antigos do conjunto continuam preservados, com aproveitamento para novas atividades.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Condephaat
Governo do Estado
Estações ferroviárias
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *