Jangada – Sítio Arqueológico Santa Elina


Imagem: Governo do Estado

O Sítio Arqueológico Santa Elina, em Jangada-MT, é o segundo mais antigo do Brasil pela presença de vestígios humanos.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Sítio Arqueológico Santa Elina
Localização: Fazenda Santa Elina, 82 km de Cuiabá – Jangada-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 055/2011, de 14/10/2011
Observação: Bens arqueológicos localizados fora de sítios vigiados e protegidos são comumente georreferenciados com margem de erro para segurança dos mesmos.

Descrição: É vasto o potencial do patrimônio arqueológico em Mato Grosso, onde uma Missão Franco Brasileira, que realizou pesquisas durante 20 anos na região, constatou o registro da ocupação humana que data de 25 mil anos, no Sítio Arqueológico Santa Elina, na Serra das Araras, no município de Jangada. Este sítio é considerado o segundo mais antigo do Brasil pela presença de vestígios humanos. Nele foi encontrada a ossada de uma preguiça gigante, extinta há 10 mil anos. No sítio descobriu-se mais de 25 mil artefatos e dentre eles, vários comprovam a convivência humana e da fauna. O Estado tem um total de 792 sítios arqueológicos cadastrados que variam desde líticos aos registros rupestres.
Fonte: Iphan.

Descrição: De acordo com os registros dos pesquisadores franceses e brasileiros, Mato Grosso tem o segundo sítio arqueológico mais antigo dos pais, onde foram encontrados vestígios de uma civilização de 27 mil anos atrás.
As escavações tiveram início em 1985 e após 17 anos de trabalho foram catalogados mil representações rupestres em forma de figuras humanas e animais, indícios de fogueiras e inscrições em pedra. Também foram identificados 800 fragmentos de ossos, entre vértebras, ombros e dentes de uma preguiça de cerca de cinco metros, que viveu na região há mais de 10 mil anos.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: O Abrigo Rupestre Santa Elina rica em Jangada, MT, Brasil, é formado por uma dobra calcária da Bacia do Paraguai e apresenta sedimentos de sucessivas ocupações humanas nos últimos 6.000 anos. Esses sedimentos possuem vestígios vegetais bem conservados em quantidade, como carvões, madeiras, macro-restos vegetais, fibras e  artefatos de fibras vegetais, principalmente nas camadas mais recentes. Artefatos de fibras enroladas semelhantes a ninhos de pássaros, referidos como novelos ou maranhas foram estudados histológicamente por meio de técnicas de anatomia vegetal e identificados com base em uma coleção de referência de material lenhoso da região e materiais de herbários. As fibras foram identificadas como sendo de caules de lianas lenhosas do gênero Aristolochia, provavelmente da espécie A. esperanzae O. Kuntze, família Aristolochiaceae. Diversas espécies de Aristolochia, conhecidas como papo-de-peru ou milhome, são usadas como plantas medicinais em várias partes do mundo para muitas finalidades, sendo que também são apontados os usos como repelentes ou amuletos contra cobras. Os novelos arqueológicos podem ter tido algum desses usos e são indicadores de ocorrência de formações florestais, provavelmente indicando condições ecológicas semelhantes às atuais.
Fonte: Ceccantini; Gusselia.

FOTOS:

VÍDEO

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Ceccantini; Gusselia
Governo do Estado


2 comments

  1. Sou bisneta de emilio Mayer e estou procurando os registros dele para a familia. Ele foi uns dos donos da antiga Fazenda Paulo Lopes onde a Fazenda Elina ainda não havia sido desmembrada. Assim, gostaria de saber onde consigo os registros da Fazenda Eliana para que eu possa procurar a documentação do meu Bisavó?

    Grata

  2. Suzana Andréa Salgado Cavalcanti |

    Boa noite Eliane, já tentou ver em registros nos sites de documentação antiga? Muitos cartórios tem muitas coisas já fotografadas e digitalizadas. Eu estou na UERJ fazendo Arqueologia e Antropologia com pesquisa sobre ancestrais, me indicaram esses sites. A Biblioteca Nacional aqui no Rio e Janeiro também tem bastante documentos, um enorme acervo, pois o território da fazenda onde vovó nasceu foi Niterói ( Tanguá). É uma busca, dá trabalho mas vale a pena. Também pode procurar em serviços paroquiais em cúrias da região de Mato Grosso para encontrar certidões de batismo, casamento, nascimento de filhos. Procure pelo cartório de Registro Geral de Imóveis online. Boa sorte. Paz e bem. Suzana

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.