João Pessoa – Capela do Engenho da Graça


Imagem: Oficina Escola João Pessoa

A Capela do Engenho da Graça, em João Pessoa-PB, fazia parte da casa grande, que começou a ser demolida junto com a sacristia em 1940.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela do Engenho da Graça
Localização: Fazenda da Graça – Ilha do Bispo – João Pessoa-PB
Número do Processo: 45-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 42, de 30/04/1938
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A capela fazia parte da casa grande, que começou a ser demolida junto com a sacristia em 1940. A fachada apresenta óculo chanfrado e o frontão é adornado por volutas de cantaria. No interior o forro é abobadado. O altar tem retábulo de pedra pintado, e acima deste vê-se composição formada por pássaro bicéfalo, ladeado por dois anjos que seguram uma coroa.
Fonte: Iphan.

Descrição: Esta capela integrava o conjunto arquitetônico da Fazenda da Graça, juntamente com os edifícios do engenho e casa grande, a qual foi parcialmente demolida por volta de 1940, restando, no entanto, algumas ruínas. Nesse local, existiu outrora um engenho d´água de propriedade de José Luiz Pereira Lima, negociante da antiga cidade da Paraíba.
Segundo artigo de J. Ferreira Novaes (1937), esta capela foi edificada pelos jesuítas, quando de sua volta à capitania da Paraíba, após a expulsão dos holandeses, em 1654. Data, provavelmente, do século XVIII, pois apresenta características do estilo em voga nessa época, o Barroco. Diz ainda o autor que a dita capela possuía um cruzeiro, destruído pela ação do tempo por volta de 1860 ou 1870, o qual servia de guia aos viajantes, e que por sua existência naquele local, o povoado ali formado tomou o nome de Cruz das Almas e posteriormente Cruz das Armas.
Sendo os Jesuítas expulsos do Brasil, em 1759, suas propriedades foram confiscadas e vendidas a terceiros. De acordo com uma escritura lavrada a 6 de Setembro de 1846, a capela em questão foi incluída na compra da propriedade da Graça, realizada pelo Mestre de Campo e Governador da Capitania Antônio Borges da Fonseca ao padre João Nunes Bulhões, que por sua vez a havia adquirido ao padre João da Silva Teles.
Sabe-se, também, que estas terras já pertenceram a Luís Inácio de Albuquerque Maranhão, a Godofredo M. Henriques e a Diocese da Paraíba. Posteriormente, por encontrarem-se contíguas ao terreno da fábrica da Companhia de Cimento Portland, instalada em 1933, foram por ela adquiridas, passando para a propriedade do Grupo Cimpor, em 1999.
No final da década de 1960, a capela passou por consideráveis obras de conservação, empreendidas pelo grupo Matarazzo, então proprietário da referida indústria, tendo sido nessa ocasião encontrada no forro, uma pintura artística sob a então existente que foi removida para lhe dar lugar. Por essa época já não se verificava aí a prática de atos religiosos, estando a capela desprovida de bancos, imagens, etc.
Permaneceu, por muitos anos, desativada e em total abandono, chegando a um avançado estado de ruína, com perdas significativas na coberta e no forro da nave, restando no seu interior apenas alguns ornamentos e bens integrados. Contudo, apesar do seu precário estado, guardou a sua beleza, sendo restaurada entre os anos de 2009 e 2011.
Devido ao seu valor artístico a capela da Graça acha-se inscrita sob o número 42 do Livro de Belas Artes do IPHAN, desde 30 de Abril de 1938.
Fonte: Memória João Pessoa.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
Memória João Pessoa
Oficina Escola de João Pessoa


16 comments

    1. Equipe iPatrimônio |

      Bom dia,
      A capela localiza-se na Fazenda da Graça – Ilha do Bispo – João Pessoa-PB
      Você pode verificar a localização exata no mapa em nosso post.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  1. HELDES LUIZ NASCIMENTO DA SILVA |

    Olá equipe do patrimônio tudo bem? Vocês poderiam ensinar por gentileza onde é a entrada principal? se é vindo de Cruz das Armas descendo a rua da UPA? Se pela via Oeste? se o acesso é todos os dias? Se é preciso ter algum tipo de agendamento? Grato pela atenção.

    1. Equipe iPatrimônio |

      Boa noite,
      Infelizmente, não temos essa informação.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

    1. Equipe iPatrimônio |

      Bom dia,
      Atualizamos o post com maiores informações.
      Segundo o site “Memória João Pessoa”, “Sendo os Jesuítas expulsos do Brasil, em 1759, suas propriedades foram confiscadas e vendidas a terceiros. De acordo com uma escritura lavrada a 6 de Setembro de 1846, a capela em questão foi incluída na compra da propriedade da Graça, realizada pelo Mestre de Campo e Governador da Capitania Antônio Borges da Fonseca ao padre João Nunes Bulhões, que por sua vez a havia adquirido ao padre João da Silva Teles.”
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. Boa Noite Equipe iPatrimônio !
    Sou músico e faço parte de grupo de música renascentista Iamaká, estamos em processo de gravação de vídeos Clips e gostaria muito de saber, onde e como faço reservar a igreja para essas filmagens. Se possível for gostaria muito ajuda de vocês para entrar em contato com a administração do local. Agradeço desde já

    Conan Mendes

  3. Olá.. bom dia. Gostaria de saber se a capela é aberta a visitação e quais horários. Desde já agradeço.

    1. Bom dia,
      Há três meses, foi escrito comentário mencionando que a Capela está aberta à visitação. Contudo, não encontramos informações oficiais sobre o assunto.
      Sugerimos que entre em contato com a central telefônica do governo municipal (83 3218-9000), e peça para falar com o setor de turismo.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  4. Marta Rodrigues |

    Boa tarde. Para todas as pessoas que têm interesse em conhecer parte da nossa história, que é a Fazenda Nossa Senhora das Graças, o acesso é por Cruz das Armas sim, mas especificamente pela Rua Ladeira da Graça, a rua da Upa.
    Esse paraíso tem que ser tombado e transformado em uma reserva ecológica, um jardim Botânico, para que todos os pessoenses conheçam esse lugar maravilhoso.

      1. Boa tarde,
        Sugerimos que entre em contato diretamente com a instituição. Os contatos que encontramos online são os seguintes:
        Telefone: (83) 2106-8018
        Atenciosamente,
        Equipe iPatrimônio

    1. Boa noite,
      Sugerimos que entre em contato diretamente com a instituição.
      O contato que encontramos online é o seguinte: Telefone: (83) 2106-8018
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.